A cidade ganha um Centro de Excelência de Estudos sobre o Cerrado e sedia debate sobre resíduos sólidos. A meta é encerrar operações no lixão até o fim de 2014
Em alusão ao dia do Cerrado, comemorado no dia 11 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), juntamente com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizam nos próximos dias 12, 13 e 14 eventos em homenagem à data.
No primeiro dia (12) o Jardim Botânico é o cenário para apresentação do projeto do Centro de Excelência do Cerrado, espaço que desempenhará papéis principalmente, na geração, consolidação e disseminação de conhecimento, desenvolvimento e difusão de tecnologias sociais, capacitação, gestão e uso sustentável de recursos naturais e apoio às políticas públicas.
Na ocasião também será assinado uma instrução normativa que permite investimentos do Brasília, Cidade Parque no JBB. Para a unidade estão previstos cerca de R$ 4 milhões para a pavimentação das vias de acesso da Estação Ecológica e construção do Centro de Excelência.
Todo o recurso é advindo de compensação florestal e ambiental, principal fonte do programa,
O centro é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de sua unidade de pesquisa, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – (Ibict), e a Semarh.
O Jardim Botânico foi o local escolhido para receber o Centro de Excelência do Cerrado em função da rica diversidade biológica e dos ambientes naturais em excelente estado de conservação, o que possibilita a realização de pesquisas, levantamentos, análises e demais atividades que serão desempenhadas no centro.
A gestão do local será feita por um grupo de trabalho integrado por representantes da sociedade civil, iniciativa privada, entidades de classe, universidades, órgãos públicos, instituições de pesquisas sob a coordenação da Semarh e do Jardim Botânico de Brasília. O lançamento do projeto será às 19h, no Centro de Visitantes do JBB. A conclusão das obras do centro está prevista para 2014.
Debates sobre resíduos sólidos
Ainda no dia 12 há a abertura da IV Conferência Distrital de Meio Ambiente e da II Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento reunirá a Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, representantes do governo do DF e de todos os municípios que integram o Consórcio da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF (CORSAP-RIDE). O encontro será no Auditório Master do Centro de Convenções. Na quinta-feira (12) a abertura será às 17h e no dias seguintes (13 e 14), o debate ocorre durante todo o dia. A participação é livre.
Desde julho, todo o país tem debatido o tema “resíduos sólidos” em reuniões preparatórias. No DF e RIDE, mais de 1.400 representantes da sociedade civil, do governo e do empresariado participaram dos encontros preparatórios com o objetivo de elencar os problemas específicos de cada comunidade a fim de propor uma política pública eficiente. Todas as propostas levantadas nas reuniões preparatórias serão apresentadas e discutidas na conferência. Entre os dias 24 e 27 de outubro está marcado o encontro nacional, que reunirá propostas de todo o país também sobre resíduos sólidos.
Entre as principais propostas para o DF, estão o encerramento das atividades do lixão da Estrutural; a abertura do Aterro Sanitário Oeste, localizado entre Ceilândia e Samambaia; a implantação da coleta seletiva em todo o DF; além da instalação de 12 centrais de triagem de materiais recicláveis para abrigar de forma digna o trabalho das cooperativas.
A construção de seis áreas para a reciclagem de resíduos da construção civil, duas áreas de aterro de inertes, e um centro de comercialização de materiais recicláveis também estão previstas. Um trabalho de inclusão social com todos os catadores por meio de formação profissional, assistência técnica e inserção de cooperativas e associações é um das principais metas do projeto.
Na abertura do evento será lançado um programa entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e o governo local, que concede apoio financeiro não reembolsável de 21,3 milhões em projetos de inclusão de catadores. O GDF investe o mesmo montante no projeto. O secretário Brandão explica que o dinheiro está destinado à instalação de 12 centrais de triagem e também prevê assistência dos centros, equipagem e capacitação dos trabalhadores. “São cerca de três mil catadores no DF recebendo, em média, um salário-mínimo por mês com a nova política de resíduos sólidos, temos a meta de aumentar esta renda em 50%, a princípio”.
Programação no Jardim Botânico
12 de setembro de 2013
19h00 –· Abertura da exposição“Patrimônio de Todo Brasileiro”patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
19h30 –· Apresentação do filme“Agroflorestar: semeando um mundo de amor, harmonia e fartura”, de João Amorim.
20h- · Lançamento da escultura “Portal da Natureza” de Ricardo Stumm.
20h30- · Boas vindas e falas institucionais das autoridades presentes.
20h45- · Assinatura da Instrução Normativa que irá regular as parcerias do “Programa Brasília, Cidade Parque” no Jardim Botânico de Brasília.
· Assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo do Distrito Federal – GDF e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.
· Lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Excelência do Cerrado. Apresentação dos representantes do Grupo de Trabalho do Centro de Excelência do Cerrado.
21h15- · Lançamento do videoclipe da música “3416 dC” de Eduardo Rangel. Apresentação musical de “Eduardo Rangel e Banda“.
Programação Conferência de Meio Ambiente
12 de setembro de 2013 |
16h às 18h30 – Credenciamento |
17h – Solenidade de Abertura – Mesa de Autoridades |
18h – Lançamento do Projeto do GDF com o BNDES – Centros de Triagem |
18h30 – Coquetel de Abertura com apresentação cultural |
13 de setembro de 2013 |
8h30 – Credenciamento |
9h – Mesa Redonda: Logística Reversa |
10h – Grupos de Trabalho por Eixo Temático |
12h – Intervalo para Almoço |
13h30 – Grupos de Trabalho & Inscrição de candidatos a Delegado nos Grupos de Trabalho |
16h30 – Café com Prosa |
17h – Votação das Propostas dentro dos Grupos de Trabalho |
18h – Seleção de Candidatos a Delegados nos GT |
18h30 – Retorno à Plenária /Palestra: “Situação das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis”* |
19h – Encerramento do dia |
14 de setembro de 2013 |
9h – Mesa Redonda: Atribuições e Ações da Fiscalização dos Resíduos Sólidos no DF |
10h – Votação das Propostas na Plenária |
11h – Divulgação dos Resultados da Votação das Propostas |
11h30 – Intervalo para Almoço |
13h30 – Entrega das Cédulas para Votação |
14h – Palestra “A Sustentabilidade dos Sistemas de Manejo de Resíduos Sólidos”* |
15h – Eleição dos Delegados para Etapa Nacional |
16h – Divulgação do Resultado da eleição de Delegados |
16h30 – Encerramento |
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543