Os cinco anos do Projeto Parque Educador está sendo celebrado nesta quarta-feira (27), com o evento Encontro Distrital Parque Educador – Aprender com o Cerrado. Desenvolvido pelo Instituto Brasília Ambiental, por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e a Secretaria de Educação (SEE), esse projeto já atendeu a 13.244 estudantes de mais de 200 escolas públicas do DF, proporcionando experiências ecopedagógicas nas Unidades de Conservação (UC) sob gestão do Instituto.
O evento está sendo realizado no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), e conta com a presença de 400 crianças das escolas participantes do programa, além de autoridades: o presidente da autarquia, Rôney Nemer; o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Gutenberg Gomes; a secretária de Educação (SEE), Hélvia Paranaguá; representante da diretoria do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Patrícia Fernandes Barbosa; a diretora da Escola da Natureza, Renata Potolski Lafeta e o chefe da Educ, Marcus Paredes.
“O Parque Educador traz a conscientização da criança de forma lúdica para preservar o meio ambiente. E a criança aprende não só na mente, mas também no coração. Assim ela ensina para o papai, a mamãe, os irmãozinhos, os amiguinhos que preservar o Cerrado, preservar os bichinhos, é tudo o que a gente precisa para ter um mundo melhor”, explicou o presidente da autarquia, Rôney Nemer.
No período da manhã, os professores da rede pública de ensino responsáveis pelas aulas do programa apresentaram as atividades desenvolvidas em cada Unidade de Conservação, que são transformadas em espaços educativos, com verdadeiras aulas ao ar livre. Para isso são utilizadas diferentes metodologias tais como trilhas, oficinas, vivências, dinâmicas, aproveitando ao máximo o que os parques podem oferecer.
“É importante trabalhar nas salas os serviços ambientais que os parques ecológicos oferecem a comunidade, então falamos da proteção das águas, proteção da biodiversidade e o resgate de carbono”, ressaltou Evelyn da Silva Galvão, professora no Parque Ecológico de Águas Claras.
Para Ana Victória Ferreira Silva, 11 anos de idade, aluna da Escola Classe 512 de Samambaia e participante do Parque Educador, as aulas do programa são bons momentos para estar na natureza e aprender mais sobre o meio ambiente. “Acho muito legal as atividades, porque podemos interagir com a natureza e não ficar presa em casa”, comentou a estudante.
Na parte da tarde, o evento continua com a apresentação das turmas que participam do projeto, que terão a oportunidade de falar sobre essa experiência e os resultados alcançados em cada escola.
Essa ação integra a programação de festividades pelo Dia do Cerrado, celebrado no dia 11 de setembro, e que está sendo realizado durante todo o mês. Nos dias 29 e 30 acontece ainda, a Feira Ambiental e Exposição Natureza é…, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), localizado nos Jardins Mangueiral.
Parque Educador – O Parque Educador tem o objetivo de fortalecer a Educação Ambiental no DF, ampliando o espaço educativo das escolas públicas, principalmente daquelas de ensino integral, além de aumentar a integração dos parques com a comunidade, sensibilizando-a quanto a sua importância e fortalecendo o sentimento de pertencimento.
Atualmente, o projeto é sediado nos parques ecológicos de Águas Claras, Riacho Fundo, Saburo Onoyama (Taguatinga) e Três Meninas (Samambaia), no Monumento Natural Dom Bosco e na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), em Planaltina.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543