O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), inaugura o primeiro Centro de Práticas Sustentáveis do DF, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O espaço de 10mil m2 está localizado no Jardins Mangueiral, na Região Administrativa de São Sebastião/DF.
Criado a partir da compensação ambiental da construção do setor habitacional, o centro revela o conceito de sustentabilidade em cada detalhe de sua construção. O espaço foi projetado dentro dos conceitos de eco-construção, eco-gestão, conforto, saúde e está certificado com o selo AQUA que garante a qualidade ambiental do empreendimento.
Todo o material de pintura usado na estrutura de madeira foi adquirido de empresas que possuem o certificado Coatings Care (programa internacional de atuação responsável com o meio ambiente). Foi usado bambu na produção dos painéis de fixação das paredes de taipas, como também no rodapé de alguns cômodos e nos eletrodutos (tubos da fiação elétrica) da edificação. O pó do bambu e eucalipto revestiram os painéis das esquadrias das janelas. As taipas foram produzidas com barro da própria obra e toda a madeira utilizada é proveniente de reflorestamento certificado.
A partir da inauguração, o Centro passa a ser administrado pelo IBRAM/SEMARH e irá fomentar o empreendedorismo na área ambiental. A idéia é viabilizar parcerias com universidades, institutos de pesquisa, ONGs, conselhos profissionais, entre outras entidades interessadas no conceito: APRENDER, ENSINAR e FAZER ambientalmente correto.
A proposta do espaço inclui:
– Telecentro – Destinado à inclusão digital a partir da utilização de conteúdo ligado a área de meio ambiente.
– Cozinha sustentável – Destinada à culinária com aproveitamento total dos alimentos.
– Sala de projeção – Idealizada para exibição de filmes sensoriais e sensibilizadores às questões ambientais.
– Sala de artesanato – Voltado para a sustentabilidade.
– Viveiros de plantas – Área de 400 m2 planejados para hospedar até 90 mil mudas de espécies do Cerrado.
– Sistema de Tratamento por zona de raízes – Local onde ocorre a filtragem de toda a água proveniente da copa, área de serviço e banheiros, tonando-a própria para o reuso.
– Reservatório de Água – Capacidade para armazenar até 10 mil litros da água tratada para reuso.
– Biblioteca – Comportará acervo de obras ligadas direta ou indiretamente à pesquisa e ao estudo de práticas ambientais.
Serviço
Inauguração do Centro de Práticas Sustentáveis
Data: 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente
Hora: 15h
Local: Av. Regional, lote 1 a 8 – Setor Habitacional Jardins Mangueiral – São Sebastião / DF
Todo o material de pintura usado na estrutura de madeira foi adquirido de empresas que possuem o certificado Coatings Care (programa internacional de atuação responsável com o meio ambiente).
Foi usado bambu na produção dos painéis de fixação das paredes de taipas, como também no rodapé de alguns cômodos e nos eletrodutos (tubos da fiação elétrica) da edificação. O pó do bambu e eucalipto revestiram os painéis das esquadrias das janelas. As taipas foram produzidas com barro da própria obra e toda a madeira utilizada é proveniente de reflorestamento certificado.
A partir de inauguração, o Centro passa a ser administrado pelo IBRAM/SEMARH e irá fomentar o empreendedorismo na área ambiental. A idéia é viabilizar parcerias com universidades, institutos de pesquisa, ONGs, conselhos profissionais, entre outras entidades interessadas no conceito: APRENDER, ENSINAR e FAZER ambientalmente correto.
A proposta do espaço inclui:
Telecentro- destinado à inclusão digital a partir da utilização de conteúdo ligado a área de meio ambiente.
Cozinha sustentável- destinada à culinária com aproveitamento total dos alimentos.
Sala de projeção– idealizada para exibição de filmes sensoriais e sensibilizadores às questões ambientais.
Sala de artesanato- voltado para a sustentabilidade.
Viveiros de plantas- Área de 400 m2 planejados para hospedar até 90 mil mudas de espécies do Cerrado.
Sistema de Tratamento por zona de raízes- Local onde ocorre a filtragem de toda a água proveniente da copa.
Área de serviço e banheiros, tonando-a própria para o reuso.
Reservatório de Água- Capacidade para armazenar até 10 mil litros da água tratada para reuso.
Biblioteca- comportará acervo de obras ligadas direta ou indiretamente à pesquisa e ao estudo de práticas ambientais.
SERVIÇO:
Inauguração do Centro de Práticas Sustentáveis
Data: 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 15h
Local: Av. Regional lote 1 a 8 – Setor Habitacional Jardins Mangueiral – São Sebastião – DF
Mais informações: 3214-5623 / 3214 5624 assessoriaibram@gmail.com
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543