A Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), por meio da Diretoria de Implantação de Unidades de Conservação (Dipuc) do Instituto Brasília Ambiental participou, na quarta-feira (1º), de reunião com a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Florestal de São Paulo, de forma virtual, para troca de experiências sobre a elaboração de planos de manejo.
O encontro integra as ações do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado este ano entre o Instituto e a UnB, para a elaboração dos estudos que vão subsidiar a criação de Unidades de Conservação e a elaboração ou revisão de Planos de Manejo das Unidades de Conservação (UC) distritais.
Na ocasião, estavam presentes a diretora de Implantação de Unidades de Conservação (Dipuc), Carolina Lepsch, a professora da UnB, Potira Hermuche, e a coordenadora do Núcleo de Planos de Manejo no Instituto Florestal de São Paulo, Fernanda Lemes de Santana.
“Essa reunião foi bem interessante, onde a gente pôde trocar experiências com a Fernanda e ela nos mostrou como funciona em São Paulo e qual a trajetória deles ao longo desses anos”, comentou Carolina Lepsch.
Plano de Manejo – Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o plano de manejo é o principal instrumento de gestão das Unidades de Conservação, no qual constam a caracterização da unidade, o zoneamento com as respectivas normas e os programas de gestão. O plano deve abranger a área da UC, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinha.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543