As servidoras Carolina Lepsch e Marcela Versiani com integrantes da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
Foi realizado, na manhã dessa quinta-feira (15), mais uma edição do Ciclo de Palestras Compartilhando Saberes, por meio do Youtube do Instituto Brasília Ambiental. Nessa apresentação, as servidoras Carolina Lepsch e Marcela Versiani compartilharam o processo de elaboração do “Plano de Manejo do Parque Distrital São Sebastião – Normas, Diretrizes e Planejamento da UC”.
Plano de Manejo é um documento técnico que, a partir dos objetivos definidos no ato de criação de uma Unidade de Conservação (UC), estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso. O documento inclui aspectos como uso da área, manejo dos recursos naturais e implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. Toda UC deve ter um plano de manejo, elaborado em função de sua categoria e objetivos.
O Plano de Manejo do Parque Distrital São Sebastião foi elaborado pela empresa Geológica, como parte das ações previstas no processo de compensação ambiental pela implantação do Complexo Urbanístico Aldeias do Cerrado. O trabalho foi realizado com base na Instrução Normativa n° 36, de 26 de novembro de 2020, que traz os procedimentos para elaboração desse documento, e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 26 de maio de 2022 (IN nº 11/2022).
Durante a apresentação, Carolina e Marcela trouxeram diversas informações relevantes sobre o estudo, como as características da flora e fauna da unidade. Segundo as servidoras, durante a realização do diagnóstico, foram encontradas no local, o total de 144 espécies de árvores e arbustos, três espécies de lagartos e 145 espécies de aves, sendo duas ameaçadas de extinção, entre outras.
Clique aqui e confira o Plano de Manejo do Parque Distrital São Sebastião.
Incentivo – Compartilhando Saberes é uma iniciativa da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da autarquia para incentivar a troca de conhecimento entre os servidores e favorecer a integração com a sociedade.
O projeto iniciou trazendo os servidores que tiveram usufruto do afastamento para participar de programa de pós-graduação stricto senso, conforme o artigo 161 da Lei Complementar 840/2011, e retornaram para suas atividades. Agora está em uma nova fase, dando a oportunidade da apresentação de outros tipos de trabalhos, além dos acadêmicos.
Palestrantes – Marcela Versiani é Engenheira Agrônoma, com mestrado em Agronomia. Concursada do Brasília Ambiental desde 2010 como agente de Unidade de Conservação de Parques, ocupa atualmente o cargo de superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon).
Carolina Lepsch é Engenheira Florestal e pós-graduada em Gestão e Perícia Ambiental. Também é servidora do Instituto desde 2010, como agente de Unidade de Conservação de Parques, e ocupa atualmente o cargo de diretora de Implantação de Unidades de Conservação (Dipuc).
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543