Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/22 às 15h30 - Atualizado em 8/02/22 às 15h31

Brasília Ambiental lança Cartilha de Ética

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Comissão de Ética, lança nessa terça-feira (8), de forma online, a Cartilha de Ética de 2022. O lançamento faz parte de divulgação do documento e visa, também, atender ao Selo de Governança. Confira aqui.

 

A presidente da Comissão de Ética do Brasília Ambiental, Alessandra Abrahão, tem boas expectativas quanto ao documento. “Esperamos que essa cartilha seja uns instrumento efetivo de promoção dos valores éticos e de condutas adequadas aos servidores do Brasília Ambiental. Afinal, ética e interesse público devem sempre prevalecer na Administração Pública e essa cartilha visa alinhar esses conceitos com a rotina administrativa dos nossos servidores”, afirmou.

 

O material em questão aborda o processo de apuração ética, exemplos e situações práticas de comportamentos éticos, violência e assédio no trabalho e, também, dicas para agir de forma ética. Um de seus objetivos é atender ao Selo de Governança do DF.

 

O Selo é uma certificação de boas práticas de Governança e Compliance, concedido pelo Conselho de Governança Pública do Distrito Federal, que corrobora com a ideia de estimular e implantar boas práticas de governança, dando suporte aos órgãos e entidades para melhorias na qualificação das equipes.

 

Em julho de 2021, o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão nomeou, por meio da Instrução nº. 192/2021, servidores efetivos para compor a Comissão de Ética do Instituto. Foram mencionados na atual composição da Comissão: Alessandra do Valle Abrahão Soares e Maiara Borges, para presidente e suplente, respectivamente; Kelly Mendes Lacerda e Ana Lúcia Pinelli; Daniel Monteiro de Oliveira e Antonio Carlos Paim Terra.

 

Os membros devem ser cidadãos de reconhecida idoneidade moral, reputação ilibada e experiência na administração pública, e seus trabalhos são considerados prestação de relevante serviço público, não tendo qualquer remuneração.

 

Finalidade – A Comissão de Ética tem como objetivo orientar e aconselhar sobre o dever ético e funcional do servidor e empregado público, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público distrital, competindo-lhe conhecer concretamente de atos susceptíveis de censura ética. Ela designada para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzida, conforme Art. 4º, §2 do Decreto nº. 37.927, de 29 de abril de 2016.

 

Todas as atribuições da Comissão de Ética Pública estão previstas no Decreto nº 37.297/2016.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543