O Instituto Brasília Ambiental e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT), visando colaboração mútua para o desenvolvimento de ações na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae). A assinatura do acordo aconteceu na manhã desta terça-feira (26), na sede da Adasa, durante evento comemorativo ao Dia Mundial da Água.
“Este acordo é muito importante. Precisamos defender o meio ambiente e se nós soubermos fazer isso, não vai faltar água, não vai faltar Cerrado e todo mundo vai viver com qualidade de vida”, comentou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
Segundo o documento, os dois órgãos realizarão atividades – que já estavam previstas no Plano de Manejo da Unidade de Conservação -, como a implantação de programa de pesquisa e monitoramento; executar programa de proteção e fiscalização; desenvolver ações de educação ambiental; além de promover discussões para a revisão das diretrizes da Zona de Amortecimento da Estação Ecológica.
“A celebração deste acordo é a ampliação do trabalho de preservação para todos, ou seja, é a comprovação que este governo não trabalha de forma isolada e sim de forma conjugada”, explicou o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, durante o evento.
O prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica é de cinco anos, contado a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado por acordo entre as partes. Participaram ainda do evento de assinatura o secretário da Meio Ambiente de Proteção Animal (Sema), Gutenberg Gomes, a secretária de Educação, Hélvia Fraga, e o coordenador da Agência Nacional de Águas, Filipe Sampaio.
“Estou muito feliz com esse ACT assinado pelo Brasília Ambiental e a Adasa, porque de fato precisamos dar atenção a Esecae. E agora com esse acordo, podemos revisitar o Plano de Manejo e de fato dar sequencia em ações sustentáveis na maior e mais importante reserva natural do DF”, comemorou, na ocasião, Gutenberg Gomes.
Palestra – Em paralelo a comemoração ao Dia Mundial da Água, acontece um ciclo de palestras técnicas sobre Manejo de Águas Pluviais Urbanas, no auditório Humberto Ludovico. O Instituto Brasília Ambiental foi representado nesse evento pelo servidor Carlos Rocha, que apresentou palestra sobre como proceder em eventos críticos de chuva na capital. O evento contou ainda com exposições de especialistas do setor da Adasa e da Universidade de Brasília (UnB).
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543