Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/23 às 15h05 - Atualizado em 13/11/23 às 10h21

Brasília Ambiental celebra novo acordo do programa Produtor de Água no Pipiripau

COMPARTILHAR

 

Novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do programa Produtor de Água no Pipiripau foi assinado, nesta terça-feira (7), na sede da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). O evento contou com a presença de mais 13 instituições governamentais participantes do projeto que ajuda na melhoria da qualidade e quantidade da água disponível na bacia hidrográfica que abastece 200 mil pessoas.

 

O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, participou da cerimônia de renovação da ACT e destacou que o programa fortalece a atividade rural sustentável na região, garantindo a preservação do meio ambiente na Região. “Ficamos muito felizes em dar continuidade a esse projeto tão importante para a preservação da bacia do Pipiripau”, comentou.

 

Coordenado pela Adasa, em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a Agência Nacional de Águas (ANA), além de outras instituições públicas e organizações não-governamentais, o projeto contribui para a melhoria da qualidade e da quantidade da água disponível na bacia hidrográfica que abastece cerca de 200 mil pessoas no Distrito Federal e em Goiás.

 

Programa – O Produtor de Água do Pipiripau tem como objetivo orientar, incentivar e apoiar os produtores rurais na promoção da sustentabilidade hídrica da bacia por meio de práticas que reduzam os efeitos das mudanças climáticas. Esse processo favorece a penetração da água no solo, aumentando a recarga do fluxo de base e a disponibilidade de água na época de seca, buscando assim assegurar o fornecimento para os usos múltiplos na bacia de forma a preservar a vocação rural do local.

 

Além do presidente do Brasília Ambiental e do diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, assinaram o ACT: o diretor-presidente da ANA, Maurício Abijaodi Lopes Vasconcellos; o presidente da CAESB, Luís Antônio Almeida Reis; Presidente da CAESB; o diretor de Regulação e Meio Ambiente da CAESB, Haroldo Toti; o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal – DER, Fauzi Nacfur Júnior; o presidente da EMATER/DF Cleison Medas Duval; o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto; o diretor presidente da Rede Pede Planta, Erli Ferreira Gomes; a presidente da Rede de Sementes do Cerrado, Camila Prado Motta; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, Fernando Antonio Rodriguez; Secretário de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Antônio Gutemberg Gomes de Souza; a Superintendente do Desenvolvimento do Centro Oeste – SUDECO, Rosiane Modesto de Oliveira; e o Diretor de Conservação – Programa Brasil da TNC, Rodrigo Spuri Tafner de Moraes. Essa acordo terá duração de cinco anos.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543