Novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do programa Produtor de Água no Pipiripau foi assinado, nesta terça-feira (7), na sede da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). O evento contou com a presença de mais 13 instituições governamentais participantes do projeto que ajuda na melhoria da qualidade e quantidade da água disponível na bacia hidrográfica que abastece 200 mil pessoas.
O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, participou da cerimônia de renovação da ACT e destacou que o programa fortalece a atividade rural sustentável na região, garantindo a preservação do meio ambiente na Região. “Ficamos muito felizes em dar continuidade a esse projeto tão importante para a preservação da bacia do Pipiripau”, comentou.
Coordenado pela Adasa, em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a Agência Nacional de Águas (ANA), além de outras instituições públicas e organizações não-governamentais, o projeto contribui para a melhoria da qualidade e da quantidade da água disponível na bacia hidrográfica que abastece cerca de 200 mil pessoas no Distrito Federal e em Goiás.
Programa – O Produtor de Água do Pipiripau tem como objetivo orientar, incentivar e apoiar os produtores rurais na promoção da sustentabilidade hídrica da bacia por meio de práticas que reduzam os efeitos das mudanças climáticas. Esse processo favorece a penetração da água no solo, aumentando a recarga do fluxo de base e a disponibilidade de água na época de seca, buscando assim assegurar o fornecimento para os usos múltiplos na bacia de forma a preservar a vocação rural do local.
Além do presidente do Brasília Ambiental e do diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, assinaram o ACT: o diretor-presidente da ANA, Maurício Abijaodi Lopes Vasconcellos; o presidente da CAESB, Luís Antônio Almeida Reis; Presidente da CAESB; o diretor de Regulação e Meio Ambiente da CAESB, Haroldo Toti; o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal – DER, Fauzi Nacfur Júnior; o presidente da EMATER/DF Cleison Medas Duval; o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto; o diretor presidente da Rede Pede Planta, Erli Ferreira Gomes; a presidente da Rede de Sementes do Cerrado, Camila Prado Motta; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, Fernando Antonio Rodriguez; Secretário de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Antônio Gutemberg Gomes de Souza; a Superintendente do Desenvolvimento do Centro Oeste – SUDECO, Rosiane Modesto de Oliveira; e o Diretor de Conservação – Programa Brasil da TNC, Rodrigo Spuri Tafner de Moraes. Essa acordo terá duração de cinco anos.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543