Governo do Distrito Federal
5/04/23 às 8h52 - Atualizado em 11/04/23 às 12h16

Brasília Ambiental amplia diálogo com Comissões de Meio Ambiente Regionais

COMPARTILHAR

Presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, e participantes da Comdema Guará./ Foto: Blog da Zuleika.

“Quem sabe o que a cidade precisa é quem mora nela”. A afirmação é do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, feita na noite, da última segunda-feira (3), durante a formação dos membros da Comissão de Meio Ambiente (Comdema) do Guará. O encontro aconteceu no auditório da sede da Administração Regional local.

 

Nemer esclareceu que sua afirmativa se referia, principalmente, às pessoas que são envolvidas com as causas ambientais da cidade. Ele ressaltou que foi prestigiar o evento, a fim de colocar o Instituto à disposição da Comdema e da comunidade. “Sou de uma escola cujo lema é: governar é ouvir as prioridades, do povo. Vou continuar nessa pegada. Tudo que as pessoas precisam fazer depende do Brasília Ambiental. Queremos parcerias com todas as comunidades”, disse.

 

A Comdema é composta por 14 membros da sociedade civil, sendo sete titulares e sete suplentes. O objetivo da Comissão é, junto com os órgãos governamentais, direcionar as políticas ambientais como um todo para o enfoque da educação ambiental.

 

A engenheira ambiental e civil, Liane de Moura Fernando Costa, analista de sistemas ambientais da Caesb, foi aclamada presidente da Comdema-Guará, e a ambientalista e educadora ambiental, Simone Vaz, vice-presidente.

A Região Administrativa do Guará possui, entre outros espaços ecológicos que contribuem para a qualidade dos moradores, administrados pelo Brasília Ambiental, o parque ecológico do Guará, Ezechias Heringer.

 

Presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, e participantes da Comdema Guará./ Foto: Blog da Zuleika.

O parque é banhado perlo córrego do Guará, possui Cerrado típico, campos de murundus e densa mata de galeria. A Unidade de Conservação é dotada de grande biodiversidade, incluindo pequenos mamíferos, avifauna e rica flora. Seu nome foi uma homenagem ao agrônomo pioneiro no estudo do cerrado, Ezechias Heringer, que identificou diversas espécies de orquídeas em todo o território do Distrito Federal.

 

Entre os atrativos do parque estão os equipamentos de lazer e esporte como quadras poliesportivas e pista de caminhada, além de trilha rústica ecológica.  A unidade funciona diariamente das 8h às 18h.

 

Samambaia – Rônei Nemer participou também, recentemente, da formação da Comdema de Samambaia. Entre as Unidades de Conservação, sob a gestão do Instituto Brasília Ambiental, na Região Administrativa de Samambaia, está o parque ecológico Três Meninas. Essa unidade de Conservação atrai mais de 25 mil usuários por mês devido a sua acessibilidade à comunidade, espaço para as crianças brincarem, além de uma boa trilha para caminhadas, entre outros atributos.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543