Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/22 às 20h00 - Atualizado em 22/02/22 às 9h34

Biólogos do Brasília Ambiental ajudam na localização de onça

COMPARTILHAR

Em auxílio ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), agentes do programa de voluntariado da Unidade de Fauna (Ufau) do Instituto Brasília Ambiental, os biólogos Wericles Ribeiro dos Santos e Erika Aparecida Oliveira Guedes, ajudaram nesta quinta-feira (17), na tentativa de localização de uma onça dentro de uma fazenda, no Altiplano Leste. Foram instaladas câmeras de monitoramento para possível localização do animal.

 

Em contato com o BPMA, fazendeiro relatou que animais estavam sendo atacados na propriedade, possivelmente por uma onça. Dois proprietários de chácaras vizinhas confirmaram a presença do animal, alegando que também foram vítimas da onça. O Batalhão pediu apoio ao Brasília Ambiental, que forneceu auxílio com as armadilhas fotográficas na operação.

 

A Unidade de Fauna do Instituto esclarece que o animal em questão é uma onça-parda, também conhecida como suçuarana. Quando adulta, pode alcançar até um metro e 20 de comprimento e pesar mais de 70 kg. É muito ágil, conseguindo subir com facilidade em árvores. O BPMA continua não medindo esforços para registrar a presença da onça e realizar sua captura.

 

Recomendações – Para quem reside próximo a matas, manter uma boa “convivência” com animais predadores, o órgão ambiental recomenda não caçá-los, o uso de cercas para evitar que animais domésticos entrem na mata e o recolhimento desses animais domésticos ao anoitecer. Além do desfazer-se corretamente dos corpos de animais mortos, a fim de impedir que sejam devorados por felinos e eles criem a tendência de consumi-los. E ainda evitar se aproximar, ao avistar um animal desse tipo.

 

Até o fechamento desta edição, o animal ainda não tinha sido encontrado.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543