23/09/21 às 11h22 - Atualizado em 28/09/21 às 8h22

Aprovado o Plano de Manejo no Refúgio Mata Seca

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Instrução Normativa nº 28, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), no dia 14 de setembro, aprovou o Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Mata Seca, localizada na Região Administrativa da Fercal.

De acordo com a diretora de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária (Dipuc) do Instituto, Carolina Lepsch, o estudo no Revis, que resultou na aprovação do Plano de Manejo, contou com recursos de compensação ambiental pela empresa Votorantim.

“Depois de aprovado o Plano de Manejo, o próximo passo será a implantação da Reserva Ambiental, que será realizada em um trabalho conjunto do órgão ambiental com a empresa privada”, explica.

A Revis Mata Seca possui 250 hectares. Foi criada, em 2015, para garantir a preservação e a proteção da fauna, além da manutenção da conectividade entre a reserva Biológica da Contagem e os remanescentes de vegetação, consolidando um corredor ecológico regional. Sua criação também visou a recuperação de áreas degradadas, buscando a restauração das matas secas e outros ambientes, além do incentivo da pesquisa e da educação ambiental.

O Plano de Manejo é o instrumento que visa levar uma Unidade de Conservação (UC) a cumprir com os objetivos estabelecidos na sua criação.

Também define os objetivos específicos de manejo orientando a gestão da unidade e promove seu manejo, orientado pelo conhecimento disponível e resultante do estudo que gera o plano.

Proteção integral

Os Refúgios de Vida Silvestre são UCs do grupo de proteção integral prevista em legislação, no Sistema de Unidade de Conservação (SNUC) e no Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC).

Seu principal objetivo é assegurar condições para a existência e reprodução de espécies ou comunidades da flora e fauna locais.

Para que um Revis seja formado em área particular, como é o caso do Mata Seca, os proprietários têm que alinhar a utilização do espaço e seus recursos naturais com os objetivos da UC.

A visitação pública está sujeita às normas estabelecidas no plano de manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão ambiental e a outros regulamentos. Além, do Mata Seca, o Brasília Ambiental administra mais seis Revis no DF.