O Instituto Brasília Ambiental, por meio de sua Unidade de Educação Ambiental (Educ) e de sua Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), está marcando presença em dois programas sociais do Governo do Distrito Federal, que estão na rua nesta sexta-feira, 23/2: GDF Mais Perto do Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF); e Mulher nas Cidades, que tem à frente a Secretaria da Mulher (SM-DF).
“Esses eventos são de grande importância para a formação do cidadão do DF. Aproveitamos esses espaços e momentos, de grande concentração de pessoas, para fazer a nossa parte, que é levar instrumentos que conscientizem a população de como devemos, lidar de forma ambientalmente correta, com o Cerrado”, destacou o presidente do Brasília Ambiental, Roney Nemer.
A presença institucional do Brasília Ambiental nos dois eventos, no que se refere à educação ambiental, está ocorrendo por meio da distribuição de produtos que integram o aporte de EA da autarquia, como, por exemplo, folderes, cartazes, folhetos, palestras e outros materiais pedagógicos.
Já a Sucon está participando somente do GDF Mais Perto de Você com distribuição de mudas nativas do Cerrado.
GDF Mais Perto de Você – O programa está na sua 21ª edição, acontece na Quadra 2, conjunto E, Lote 2, da Região Administrativa do Varjão, hoje, das 9h às 16h, e amanhã sábado, 24, das 9h às 12h. O programa teve início em fevereiro de 2023 e já contabiliza cerca de 150 mil atendimentos.
Este ano o foco do programa é o combate à dengue. “Dessa forma, ações efetivas de combate ao Aedes aegypti estão sendo entregues por meio do programa, como por exemplo, vacinação, testagem rápida, hidratação intravenosa e informações sobre a prevenção”, garantem os organizadores.
O programa somará, após esta edição, quatro apenas neste ano. Já foi realizado no Recanto das Emas, Vicente Pires e Estrutural e esta no Varjão. Os organizadores atuam para levar novas edições do programa em regiões que venham a demandar maior atenção em relação aos casos de dengue.
Mulher nas Cidades – O programa está acontecendo na Estrutural, na praça central da RA, ao lado da administração. A expectativa dos organizadores é realizar cerca de cinco mil atendimentos nesta edição. Até 28 de junho a iniciativa deve passar por 12 Regiões Administrativas.
O programa inclui atividades educacionais para empoderar as mulheres da comunidade. Além dos cursos profissionalizantes e palestras, estão disponíveis serviços jurídicos. A iniciativa também visa combater a violência contra a mulher, oferecendo apoio àquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade.
Esta edição do Mulher nas Cidades, que encerra hoje, está ocorrendo desde a última segunda-feira, 12/3, das 8h às 18h. As próximas edições do programa ocorrerão em março: no Paranoá, de 4 a 8/3; em Itapoã, de 11 a 15/3; e na Ceilândia, de 18 a 22/3.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543