Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/05/20 às 8h00 - Atualizado em 8/05/20 às 10h27

Você conhece a história do Monumento Natural Dom Bosco?

Conhecido por seus atributos ecológicos e pela exuberante beleza cênica às margens do Lago Paranoá, o Monumento Natural Dom Bosco é o local ideal para realizar trilhas, caminhadas, andar de bicicleta e de skate, ou ainda, para avistar aves e contemplar o lindo pôr-do-sol.

 

Além das belezas naturais, a unidade é um importante ponto turístico por abrigar o primeiro templo construído em Brasília, a Ermida Dom Bosco, em homenagem ao padre João Belchior Bosco. A pequena construção fica em um ponto por onde passa o paralelo 15, local em que o padre, em sonho, anteviu em 1883 a construção da capital brasileira no Planalto Central. A obra foi inaugurada em 1957 e permite uma vista privilegiada da cidade de Brasília e do Lago Paranoá.

 

A capela tem a forma de uma pirâmide de base triangular revestida com mármore e com uma cruz de metal no topo. No seu interior há uma imagem de Dom Bosco esculpida em mármore de carrara, assinada pelos irmãos italianos Arreghini. No Monumento Natural também existe a capela Dom Bosco, inaugurada em 26 de março de 2006. Ambos os projetos arquitetônicos foram projetados por Oscar Niemeyer.

 

Além da impressionante vista do Lago Paranoá, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre o Cerrado na Casa da Cerradania – espaço para atividades de educação ambiental e atendimento ao público com exposição de fotos e artes. A unidade conta ainda com o Jardim do Patrimônio Ecológico, espaço onde há as 12 espécies de árvores nativas do bioma, tombadas como Patrimônio Ecológico do DF, entre elas, a Copaíba (Copaifera langsdorffii Desf.) e a Aroeira (astromium urundeuva (Fr.All), Engl.).

 

O Monumento Natural Dom Bosco foi criado em 8 de junho de 1999, com 131 hectares e está localizado na QL 30, do Lago Sul (acesso pela Estrada Parque Dom Bosco). Recebe, em média, cerca de 7 mil visitantes por semana, entre comunidade local e turistas. Funciona das 6h às 20h, com entrada gratuita.

 

Se você ainda não teve oportunidade de conhecer esta reserva, confira a galeria de imagens. Esperamos sua visita após o término do distanciamento social no DF, pois no momento, todas as unidades de conservação administradas pelo Brasília Ambiental estão fechadas como medida de prevenção e combate a propagação da Covid-19 pelo GDF.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543