Com tema “resíduos sólidos”, encontros locais acontecem em paralelo aos da 1ª Conferência Regional. Promovidas pelo GDF, reuniões servirão de base para Conferência Nacional, a ser realizada em outubro
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promove nos meses de julho e agosto reuniões preparatórias para a 4ª Conferência Distrital do Meio Ambiente (CDMA), que será realizada nos dias 11, 12 e 13 de setembro. O primeiro de sete encontros reuniu representantes da sociedade civil e poder público, na quinta-feira (18), em Sobradinho.
A reunião contou com a participação de mais de 150 pessoas das regiões de Sobradinho e Planaltina. O grupo definiu 25 propostas que serão levadas para o debate distrital, em setembro. Entre eles, a utilização de materiais menos poluentes e geração de trabalho e renda com a inclusão dos catadores. Também como resultado da reunião, foram eleitos quatro pré-candidatos que disputarão vagas para delegado nas conferências distrital e nacional.
Sobre os encontros
As reuniões preparatórias acontecem em paralelo à 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente e são a etapa local da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, a ser realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no mês de outubro, também em Brasília. As conferências têm como foco a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos âmbitos local e regional, com destaque para quatro tópicos: a produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de empregos e renda; e educação ambiental.
O tema vai ao encontro da fase de mudança da realidade do DF neste setor, com a implantação do Consorcio de Manejo de Resíduos Sólidos e Aguas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal (RIDE-DF) e Goiás – CORSAP. “Toda a discussão que ocorrer será utilizada como subsidio para a elaboração do novo Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da região e para a definição de novas infraestruturas de manejo dos resíduos”, explica o secretário Eduardo Brandão.
“Todo cidadão pode e deve participar desta iniciativa”, exclama o subsecretário de Políticas de Resíduos Sólidos, Paulo Celso dos Reis. A participação está aberta a representantes do Poder Público, Setor Empresarial e Sociedade Civil.
Para contemplar todo o contingente populacional do DF e RIDE, foram definidas sete reuniões preparatórias para as Conferências Distrital e Regional do Meio Ambiente, com expectativa de 350 participantes em cada: quatro reuniões distritais para contemplar todas as regiões administrativas; e três reuniões regionais, que contemplarão os municípios de Goiás que compõem o CORSAP. Durante a 4ª Conferência Distrital serão eleitos delegados para representarem o DF no encontro nacional, que será realizado de 23 a 27 de outubro, em Brasília.
Contexto
O GDF está empenhado em mudar uma realidade de 50 anos do Distrito Federal, que possui o maior lixão a céu aberto em operação da América Latina.
Entre as principais ações do projeto para o DF estão o fim das atividades do lixão da Estrutual; a abertura do Aterro Sanitário Oeste, localizado entre Ceilândia e Samambaia; a implantação da coleta seletiva em todo o DF; e a instalação de 12 centrais de triagem de materiais recicláveis para abrigar o trabalho das cooperativas de catadores.
A instalação de seis áreas para a reciclagem de resíduos da construção civil, duas áreas de aterro de inertes, e um centro de comercialização de materiais recicláveis também estão previstas. Um trabalho de inclusão social com todos os catadores por meio de formação profissional, assistência técnica e inserção de cooperativas e associações é um das principais metas do projeto.
Saiba mais:
– Cronograma: encontros preparatórios 4ª CDMA
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543