24/09/20 às 8h22 - Atualizado em 24/09/20 às 19h17

Servidores do Brasília Ambiental apoiam ações no Pantanal

O Instituto Brasília Ambiental enviou, na manhã desta quarta-feira (23), um grupo de servidores para colaborar com ações de combate aos incêndios florestais que assolam o Pantanal, especialmente na região de Poconé (MT). Os quatro representantes do Instituto foram liberados, a pedido do Ibama, para ajudar no resgate, tratamento e encaminhamento adequado da fauna silvestre do local.

De acordo com o superintendente substituto de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento do Instituto (Sufam), Victor Assis Carvalho Santos, a força-tarefa interinstitucional é fundamental diante do cenário avassalador. “Muitos animais morrem devido à queimaduras, inalação da fumaça, infecções, desidratação e inanição. Nossos companheiros de trabalho serão engrenagens importantes numa soma de esforços solidários dos diversos agentes da sociedade para ajudar a salvar a fauna do Pantanal”.

Além da liberação da equipe, o Brasília Ambiental também contribuiu com o envio de suprimentos veterinários e de primeiros socorros, arrecadados voluntariamente pelos auditores do Instituto. Ajudar a quebrar esse ciclo de morte será a nobre missão desses servidores. Fica meu agradecimento ao apoio interno do órgão para que essa ajuda tão essencial fosse viabilizada”, acrescenta Santos.

O grupo do Brasília Ambiental nesta missão especial é composto pelo analista de Planejamento e Gestão Urbana e Regional, Eduardo Discaciate (Direm) e os auditores fiscais Karina Torres (Sufam),  Thassia Santiago e Gilmar Filho, ambos lotados na DIFIS I. O período previsto para operação é de 14 dias, que pode ser prorrogado a depender da situação local.