gototop

HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO (HVEP)

 

HVEP


Por que um Hospital Veterinário Público? 

Os animais têm obtido cada vez mais espaço nas questões cotidianas dos cidadãos e o respeito a eles é marca de uma sociedade ética que reflete no bem comum de todos. Neste contexto, a sanidade dos animais domésticos é tema de significativa importância, especialmente porque interfere diretamente no equilíbrio do meio ambiente, no bem-estar dos animais e na saúde pública. A instalação de um HVEP se baseia em uma estratégia que visa compreender e resolver os problemas contemporâneos de saúde criados pela convergência humana, animal e ambiental, conceito conhecido como “Saúde Única”. Esta abordagem vem incentivar a atuação conjunta para atingir saúde ótima para as pessoas, animais e do ambiente. 


Existem diversas doenças que podem acometer simultaneamente animais silvestres, animais domésticos e o ser humano. Com o risco de transmissão inter-espécies, o HVEP exerce papel fundamental no conhecimento dos ciclos das doenças, seus reservatórios e suas formas de transmissão. Ademais, o hospital é importante para educação, prevenção e tratamento, de maneira a contribuir para a promoção da guarda responsável de animais.

 

Por fim, os animais domésticos são tutelados pelo Estado, e sua proteção é assegurada pelo artigo 225 da Constituição Federal, assim como pelo artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998. Ainda, a Lei Distrital nº 4.060/2007 estabelece em seu artigo 3º, inciso V, que é considerado maus-tratos deixar de prestar assistência veterinária a animal doente, ferido, extenuado ou mutilado. Logo, a disponibilidade de serviços públicos veterinários é essencial, tendo com principal objetivo o atendimento com dignidade e respeito, de modo gratuito e universal.


A Parceria IBRAM e Anclivepa/SP 

O IBRAM, como executor da política ambiental distrital, disponibilizou recursos de compensação ambiental para reformar um prédio localizado no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga. Para sua operacionalização foi lançado o Edital de Chamamento Público 01/2018 para firmar parceria entre Governo e Organização da Sociedade Civil (OSC).

A Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Anclivepa/SP foi a instituição que melhor pontuou no chamamento público nacional realizado. A entidade tem sede no estado de São Paulo, onde administra outros quatro hospitais veterinários públicos.

A finalidade da parceria envolve a disponibilidade de profissionais, equipamentos, mobiliário, material de consumo e demais itens necessários à prestação de serviços veterinários para cães e gatos, dentro das especialidades de ortopedia, oncologia, dermatologia e oftalmologia. O escopo do HVEP envolve recepção e triagem, atendimento clínico (incluindo emergenciais), atendimento cirúrgico, realização de exames laboratoriais e de imagem, acompanhamento dos tratamentos, gestão dos medicamentos e gestão de prontuários. A equipe é composta por médicos veterinários, técnicos e apoio administrativo.


Esclarecemos que o HVEP não realiza castrações de cães e gatos, sendo este serviço já oferecido pelo IBRAM por meio do credenciamento de clínicas veterinárias. Para mais informações clique aqui.


Animais abandonados ou resgatados necessitam de um responsável para acompanhamento do tratamento. Ressalta-se que o HVEP disponibiliza atendimento veterinário, porém não se destina a abrigar estes indivíduos.

 

 

Localização


A unidade de Brasília, com 540 metros quadrados, fica no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte. O acesso pode ser feito pela QNF 14, ao lado do SESI. Para visualizar a localização do HVEP no Google Maps clique no link abaixo:

https://goo.gl/maps/6hns2sz7Sjs

 

mapa

Horário de atendimento e informações gerais de funcionamento


O hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrega das senhas ocorre das 8h às 10h ou até o limite de senhas diárias ser atingido. Emergências são atendidas ate às 15h.

É importante que a pessoa compareça no local com o documento pessoal, comprovante de residência e, quando houver, o cartão de vacinação do animal, para fins de atendimento e cadastro.

 
VOCÊ EST? AQUI: Início Serviços FAUNA HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO (HVEP)