gototop

Clínicas de Castração

O programa para castração de animais domésticos continuará gratuito e passará a ser realizado por clínicas veterinárias credenciadas. A população será a principal beneficiada, pois desta forma será possível ampliar e descentralizar o atendimento, que anteriormente era feito apenas no Castramóvel
 
A partir de 3 de outubro as entidades interessadas em fazer as castrações poderão apresentar a documentação para concorrer ao credenciamento, conforme edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de 2 de setembro, quando então serão firmados os contratos. Somente após esta fase de credenciamento é que serão iniciadas as cirurgias. 
 
A prioridade será dada às pessoas previamente cadastradas em fevereiro, e após o atendimento destas, será aberto novo cadastramento. A seleção dos animais será feita de acordo com os seguintes critérios:
 
- São atendidos cães e gatos, machos e fêmeas com, no mínimo, três meses de idade ou mais de 1 kg e adultos com até sete anos.
 
- Será dada prioridade a animais em possível situação de colecionismo, comunitários, de colônias, em lar temporário ou casa de passagem ou adotados por pessoas de baixa renda.
 
- Os tutores deverão assinar um termo de autorização para o procedimento, morar no Distrito Federal, ter mais de 18 anos e ser responsável pelo transporte e cuidados antes e após a castração.
 
- Quem preencheu o formulário deverá ser o responsável por levar o animal para atendimento, quando deverá ser identificado por documento com fotografia.
 
- Não será atendido animal diferente daquele identificado no cadastramento e agendado para a castração.
 
A cirurgia tem o objetivo de evitar o aumento desenfreado da quantidade de animais domésticos, contribuindo, dessa forma, para a qualidade ambiental, para a saúde pública e para o bem-estar do próprio animal. Controlando a superpopulação de cães e gatos, diminuem problemas como abandono, transmissão de doenças, acidentes e ataques a pessoas.
VOCÊ EST? AQUI: Início Serviços FAUNA Clínicas de Castração