28/05/21 às 17h24 - Atualizado em 28/05/21 às 17h23

Relação entre veículos de comunicação e órgãos ambientais é tema de edição especial do Compartilhando Saberes

Nesta sexta-feira (28), o Brasília Ambiental, autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), comemorou 14 anos de atividades. Para celebrar a data, realizou-se uma cerimônia virtual aberta ao público, transmitida pelo Youtube do Instituto. O evento contou com mais uma edição do Projeto Ciclo de Palestras – Compartilhando Saberes, em que a analista ambiental e jornalista, Bety Rita Ramos, apresentou sua dissertação de mestrado.

Com o tema “A Mídia como Educadora Ambiental: um estudo de caso do jornal O Globo no período 2010 a 2018”, a analista Bety discorreu sobre relação entre veículos de comunicação e órgãos ambientais, atrelada à necessidade de estímulo à educação ambiental. O objeto do estudo se propôs à realização de investigação sobre a concepção de meio ambiente que a mídia transmite para a sociedade. O evento obteve mais de 160 visualizações.

De acordo com a jornalista, faz-se necessário que a mídia reinclua temas ambientais em suas pautas e incentive a educação ambiental. “Quando o jornalismo ambiental exerce as suas três funções jornalísticas: informativa, pedagógica e política, exerce ao mesmo tempo também a prática da Educação Ambiental”, registrou nas considerações finais.

O Projeto Ciclo de Palestras – Compartilhando Saberes acontece mensalmente desde 2019. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Instituto para incentivar a troca de conhecimento entre os servidores e favorecer a integração com a sociedade. Nesta edição especial, 163 pessoas acompanharam pelo YouTube e mais 16 participaram através do Google Meet.

O “Compartilhando Saberes” é uma iniciativa destinada aos servidores que tiveram usufruto do afastamento para participar de programa de pós-graduação stricto senso, conforme o artigo 161, da Lei Complementar 840/2011, e retornaram para suas atividades.

14 anos – No início do evento virtual, o secretário-geral do Brasília Ambiental, Thúlio Moraes, se pronunciou a respeito das conquistas, desafios e avanços da autarquia ambiental. Em seguida, um vídeo comemorativo, produzido pela Assessoria de Comunicação do órgão, foi transmitido para destacar as importantes ações de proteção ao meio ambiente.

O Brasília Ambiental foi criado por meio da Lei 3.984/2007, publicada no DODF nº 103, de 30/5/2007. A autarquia é a principal executora de políticas públicas ambientais e de recursos hídricos no Distrito Federal, sendo responsável pela gestão de 82 unidades de conservação.