22/05/18 às 11h02 - Atualizado em 12/11/18 às 13h37

Projeto “Como pode um peixe Vivo”

O projeto “Como Pode um Peixe Vivo”, visa mobilizar a sociedade e o Governo com uma série de ações integradas de educação e sensibilização social sobre a importância de recuperação da bacia hidrográfica do Riacho Fundo.

Foi lançado, em setembro de 2017, com mutirões de limpeza reunindo moradores e estudantes no ribeirão Riacho Fundo, um dos principais contributivos do Lago Paranoá gravemente afetado pelo despejo de esgotos e galerias pluviais. O projeto alerta também para a crise hídrica que assola o DF, resultado em parte das agressões sofridas pelos nossos córregos, riachos e rios.

O símbolo do projeto é o pequeno peixe pirá-brasília, espécie que vive exclusivamente no ecossistema do DF e que sofre ameaça de extinção devido à degradação dos rios. Já o nome refere-se a um clássico homônimo do cancioneiro brasileiro que virou referência ao fundador de Brasília, o presidente Juscelino Kubitschek, após seu retorno do exílio na década de 1970.

Confira mais informações sobre o projeto:

ok6 Resultados de monitoramento microbiológico nas Unidades de Conservação da região do Riacho Fundo e Parque Veredinha na UH Alto Rio Descoberto – dezembro/2017

ok6 Apresentação do projeto “Como pode um peixe vivo” no 8º Fórum Mundial da Água (março/2018 – Brasília)

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

IBRAM