11/12/20 às 16h13 - Atualizado em 16/12/20 às 11h26

Parque Ezechias Heringer ganhará 750 mudas de plantas nativas

O Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará II) receberá duas ações de plantios de reflorestamento com atividades de voluntários do projeto Tempo de Plantar e do Comitê de Voluntariado Ambiental do Programa de Voluntariado da Vice-Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que contam com os apoios do Instituto Brasília Ambiental, da Novacap e da Administração Regional do Guará. No total, serão plantadas 750 mudas de plantas nativas.

O primeiro plantio acontece neste domingo (13), a partir das 8h, numa iniciativa do movimento Tempo de Plantar. Conforme explicou o engenheiro florestal e responsável pela ação, Marcelo Oliveira, o principal objetivo é despertar nas pessoas o hábito de plantar árvores. “A região do Guará é bem arborizada e uma das grandes vantagens dos plantios é manter o conforto térmico na cidade para tentar minimizar os efeitos climáticos, além de contribuir para a recuperação de áreas degradadas e alteradas”.

A expectativa é de que pelo menos 250 mudas sejam plantadas com a ajuda de voluntários. Entre as espécies a serem plantadas estão: Araçá do Campo, de Angico, Jenipapo, Aroeira, Urucum, Ipê Amarelo,  Ipê Rosa, Ipê Branco, Jacarandá, Xixa, Buriti, Pitomba, Mirindiba, Fedegoso, Sangra d’água, Cajuzinho do Cerrado, Uvaia e Cagaita.

Comitê – Já a segunda plantação acontece na segunda-feira (14) e tem como objetivo plantar mais 500 mudas de espécies nativas do Cerrado. Esta atividade ecológica é do Comitê de Voluntariado Ambiental do Programa de Voluntariado da Vice-Presidência da CLDF e também conta com as parcerias do Brasília Ambiental, Novacap e da Administração do Guará.

A presidente do Comitê, Rafaela Abrantes, revela que esta é a primeira ação de plantio do grupo. “Com a colaboração de voluntários, nossa intenção é promover a conscientização ambiental da população e, de certa forma, trabalhar para combater o desmatamento e recuperar as áreas degradadas”, aponta.

A importância do trabalho em conjunto também é reforçada pela superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental (Sucon), Rejane Pieratti. “A parceria com a sociedade civil para o plantio vem contribuindo muito para a recuperação de áreas nas Unidades de Conservação e é sempre muito bem-vinda, e agora essa ação está sendo incrementada com a contribuição do Comitê de Voluntariado Ambiental da CLDF”, destaca.

Conservação O Parque Ecológico Ezechias Heringer, também conhecido como Parque do Guará, protege nascentes e o Córrego Guará que nasce na Reserva Biológica do Guará e deságua no Riacho Fundo, formando um importante Corredor Ecológico da região. Entre seus atrativos estão os equipamentos de lazer e esporte, como parquinhos, quadras poliesportivas e de areia, coopervia, ciclovia, além de um pequeno e bem cuidado orquidário com espécies nativas.