15/03/21 às 11h46 - Atualizado em 22/03/21 às 8h47

Parque Distrital de São Sebastião recebe obras de revitalização

O Parque Distrital de São Sebastião, administrado pelo Instituto Brasília Ambiental, está passando por obras de revitalização. As reformas na Unidade de Conservação (UC), também conhecida como Parque do Bosque, foram iniciadas na última quarta-feira (10) e são provenientes de recursos de compensação ambiental. A primeira etapa de restauração contempla quadra esportiva, calçadas e instalados equipamentos de ginástica no Ponto de Encontro Comunitário (PEC).

A superintendente de Unidades de Conservação do Instituto, Rejane Pieratti, reforça o compromisso com as benfeitorias no local. “Sabemos da importância de entregar esse parque com todas as melhorias para a população. Iniciamos com parte das reformas até que o Plano de Manejo, que vai autorizar as obras de construção, seja finalizado e a gente possa dar continuidade ao processo”, explica.

Desde 2019, o Brasília Ambiental, a equipe técnica da Administração Regional de São Sebastião e a empresa Orimi participam de reuniões e vistorias de alinhamento com o intuito de levar o projeto adiante. A expectativa é de que estas reformas iniciais sejam finalizadas ainda neste primeiro semestre, com o valor empregado de R$ 331.000,00 dos R$ 2.760.000,00 milhões de compensação ambiental da empresa responsável pelo Condomínio Aldeias do Cerrado na Nova Betânia.

“Por isso, não medimos esforços na elaboração do projeto e na insistência para que a revitalização começasse logo diante da importância do local para nossa cidade. Esse é um compromisso do Governo do Distrito Federal, seguindo uma determinação do nosso governador Ibaneis Rocha que visa sempre beneficiar os moradores “, acrescenta o administrador de São Sebastião, Alan Valin.

Diversidade biológica – Recategorizado em 2019, o Parque Distrital de São Sebastião possui uma área de 16 hectares localizada entre os bairros Vila Nova e Residencial do Bosque. Com rica diversidade biológica, o parque é uma ilha verde em meio à cidade de São Sebastião.

O Parque possui remanescentes de Mata Seca ou Mata Mesofítica, fitofisionomia rara, em bom estado de conservação. Este tipo de mata seca não perde suas folhas ao longo do ano, apresentando-se sempre verdes. Dessa forma, sua revitalização e manutenção tem fundamental importância ambiental e social para a região.

Com informações da Administração Regional de São Sebastião