Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/04/18 às 14h56 - Atualizado em 4/05/18 às 11h08

Parcerias entre IBRAM e SEEDF vão atender mais de 30 mil crianças no Parque Educador

COMPARTILHAR

Pelo menos 300 mil estudantes de escolas públicas do Distrito Federal vão participar, ao longo deste ano, de cursos e atividades voltadas à sensibilização sobre a defesa do meio ambiente, em divertidas aulas e encontros nos parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). O mais amplo projeto de educação ambiental para jovens estudantes lançado até agora no DF, o programa Parque Educador é fruto de uma parceria firmada com a Secretaria de Educação (SEEDF), que reúne educadores dos dois órgãos em uma programação comum de conscientização sobre a importância de se defender a natureza. Graças a isso, será possível elevar o número de alunos atendidos de cerca de 6 mil (a média anual do ano passado) para mais de 30 mil neste ano.

O projeto se viabilizou no ano passado, quando as Secretaria de Meio Ambiente, SEMA, e de Educação publicaram chamamento de servidores do magistério Público do Distrito Federal, no cargo de professores da Educação Básica, para atuarem como educadores ambientais e no atendimento pedagógico de alunos das escolas públicas nos parques ecológicos administrados pelo Instituto. Nesta etapa, a agenda do Parque Educador vai de segunda a sexta-feira, em quatro Regiões Administrativas: Planaltina, no Parque Recreativo Sucupira e na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae); em Samambaia, no Parque Três Meninas; em Águas Claras, no Parque Ecológico Águas Claras e em Taguatinga, no Parque Ecológico Saburo Onoyama. Os professores atendem crianças de 5 a 10 anos de idade, no horário de contraturno das turmas de período integral. Entre as atividades estão a trilha sensorial, identificação e observação da flora e fauna e oficinas ecopedagógicas de arte e educação, entre outras.

2  3

O programa conta também com o apoio dos agentes de Parques e Unidades de Conservação do IBRAM, que auxiliam nas ações. As unidades possuem salas equipadas e materiais didáticos próprios para o projeto, adquiridos por meio de recursos de compensação ambiental. “Esse programa levou vida aos parques. As crianças participam de diversas atividades. Está sendo muito produtivo e a comunidade está animada”, avalia Marcus Paredes, técnico de Atividades do Meio Ambiente do IBRAM e um dos coordenadores do programa. Escolas públicas interessadas em participar do programa Parque Educador, podem entrar em contato com a Secretaria de Educação para realizar o cadastro.

4

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543