20/07/21 às 8h28 - Atualizado em 20/07/21 às 8h28

Ouvidoria do Brasília Ambiental atende 2.504 demandas no 1º semestre

A Ouvidoria do Brasília Ambiental atendeu 2.504 demandas no primeiro semestre de 2021. O nível de resolutividade teve crescimento de mais de 140%, ou seja, subiu de 17% (janeiro) para 41% (junho). A área mais demandada foi a diretoria de Combate à Poluição Sonora da Superintendência de Monitoramento e Fiscalização (Sufam) do Instituto, com 858 manifestações, representando 85,3%. O canal mais usado foi a Internet, seguido do telefone e da Ouvidoria Itinerante.

Do total de demandas recebidas, 2.187 foram reclamações; 237 foram solicitações; 31 elogios; 24, informações; e 22 sugestões. O ouvidor do Instituto, Alan Ferreira, considerou o semestre muito produtivo. Ressaltou que existe grande esforço institucional com o objetivo de aumentar os índices de resolutividade da autarquia. “Todos têm buscado um alinhamento estratégico visando o aperfeiçoamento do serviço prestado, garantindo assim a satisfação do cidadão”.

Alan Ferreira explicou que, inicialmente, foi buscado identificar as dificuldades enfrentadas em 2020. “Buscamos melhorar o alinhamento entre as unidades do Instituto. Um relacionamento mais de perto com relação ao tratamento das demandas, prazos, qualidade de respostas; no sentido de promover respostas diretas, claras, com linguagem simples, que facilitasse o entendimento do cidadão. Além de aproximar a Ouvidoria com o próprio cidadão”.

Itinerante – A partir do diagnóstico, o gestor da Ouvidoria partiu na busca de soluções. Servidores da unidade foram encaminhados para cursos da Escola de Governo (Egov), pertinentes às competências da área e da autarquia ambiental. Também foi criadp o projeto Ouvidoria Itinerante, com realizações trimestrais. A primeira ocorreu no mês de maio, na Região Administrativa de Águas Claras.

O Brasília Ambiental considera que o Ouvidoria Itinerante foi grande avanço, na proposta de manter contato direto com a população. “Conversamos com os moradores, entregamos panfletos informativos, educacionais, principalmente, sobre poluição sonora, porque é a demanda de maior incidência no órgão. Fizemos quatro atendimentos de solicitações e distribuímos 52 folderes. A receptividade da população foi muito boa”, conta. “A próxima Ouvidoria Itinerante ocorrerá no mês de setembro, na Asa Norte”, revela Alan Ferreira.

Segundo a Ouvidoria, o foco para o restante do ano é melhorar, ainda mais, os níveis de resolutividade nas demandas. “Almejamos alcançar o previsto pela Ouvidoria Geral do GDF, que é 45%. Já alcançamos uma média semestral de 22%. Nosso objetivo é otimizar a prestação de serviço da Ouvidoria e dar uma satisfação mais eficiente e rápida aos brasilienses”.