gototop
Quinta, 29 Março 2018

Ascom, com informações da Agência Brasília
Reinaugurado, Centro de Práticas Sustentáveis lançará calendário de cursos em abril Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Pronto desde 2013, prédio estava há dois anos fechado por falta de acessibilidade. Governo de Brasília reabriu o edifício nesta quinta-feira (29)

Fechado desde 2015, foi reinaugurado nesta quinta-feira (29) o Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), em São Sebastião. No prédio, serão oferecidos cursos, palestras e workshops. A divulgação do calendário está prevista para abril.

O local ficou dois anos inativo porque precisava passar por adequações estruturais, como rampas de acessibilidade, e de um contrato para manutenção. Ele foi construído como compensação ambiental pela construção do Jardins Mangueiral e estava até então sob a responsabilidade da empreiteira.

Após as adequações de acessibilidade, o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) passa a ser o responsável pela estrutura. O centro será usado por meio de parcerias do Executivo local com entidades da sociedade civil.

“Este centro será de integração entre a cultura, o meio ambiente e a educação. É um espaço de vanguarda, um novo modelo que deve se multiplicar em outras regiões do DF”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na cerimônia de inauguração nesta manhã.

O CPS tem 10 mil metros quadrados com 10 espaços que podem ser usados como salas de aulas. Desses, há duas cozinhas experimentais para cursos de culinária experimental. Na área, também tem um auditório, dois viveiros e um galpão feito com bambu. Com um cinema de 18 metros quadrados, o espaço poderá ser usado para a exibição de filmes com o tema de sustentabilidade e um sala multiuso e outra para artesanato.

“A intenção do IBRAM é compartilhar esse local com a comunidade, com uma linha de ação que visa ficar mais próxima da comunidade. Aqui vai se praticar o futuro!”, explicou na ocasião o presidente do Instituto, Aldo Fernandes.

Os interessados em contribuir com as atividades feitas no centro deverão entrar em contato com a Superintendência de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental pelo telefone (61) 3214-5650.

Arquitetura do centro é sustentável
Criado como forma de compensação ambiental pela construção do Bairro Jardins Mangueiral, o Centro de Práticas Sustentáveis foi construído como um projeto arquitetônico para a sustentabilidade.

Os materiais foram comprados de empresas com certificado de programa internacional de atuação responsável com o meio ambiente. Na produção dos painéis de fixação das paredes de taipas e no rodapé de alguns cômodos e nos eletrodutos da edificação, por exemplo, utilizou-se bambu. As taipas, por sua vez, foram produzidas com o barro da própria obra, e a madeira é de reflorestamento certificado. Além disso, o centro conta com um viveiro com mudas do Cerrado.

IMG 6988                               Servidores do IBRAM marcaram presença no evento. Clique na imagem para ampliar.                                                   Foto: Eduarda Brogni/ Sema

Eco-Sapiens
Durante a cerimônia no CPS, foram entregues prêmios aos três finalistas do desafio ambiental do Jovem Candango – Eco-Sapiens. Realizado pela Coordenação de Educação Ambiental e Difusão de Tecnologias (CODEA) do IBRAM, o projeto tinha o objetivo de ampliar a conscientização ambiental dos 49 jovens que trabalham no Instituto, além de incentivá-los a interagir com os demais servidores de seus respectivos setores.

O desafio consistia na elaboração de questões de temática ambiental para compor o jogo de perguntas Eco-Sapiens. Os Jovens Candangos que obtiveram o maior número de questões selecionadas para compor o banco foram:

1º lugar – Gabriel Pinheiro da Conceição, com 127 perguntas;

2º lugar - Samuel Levi de Oliveira, com 86 perguntas;

3º lugar - Paloma da Silva Gomes, com 78 perguntas.

IMG 6982
Participantes do Brasília + Jovem Candango que desenvolvia suas atividades no IBRAM. Clique na imagem para ampliar.    Foto: Eduarda Brogni/SEMA

A jovem Anna Lara Santos Costa coordenou o projeto e por isso também foi premiada no evento. O próximo passo agora é a impressão do jogo que já está em fase de licitação. Ele irá auxiliar nas atividades de educação ambiental realizadas pelo órgão.

VOCÊ EST? AQUI: Início Notícias Reinaugurado, Centro de Práticas Sustentáveis lançará calendário de cursos em abril