gototop
YoutubePicasaFlickrFacebook
Vlibras Aumentar Contraste Cores Originais
Quarta, 31 Maio 2017

Manhã festiva marca lançamento de publicações de educação ambiental

Juliana Pinho/Ascom

Aconteceu na manhã dessa terça-feira (30) o lançamento das publicações Manual do Biodetetive e o livro de histórias Um Passarinho me Contou...produzidos em parceria com a equipe de Educação Ambiental do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e estudantes da Escola Classe Ipê e do Centro Educacional Agrourbano Ipê, do Conglomerados Agrourbanos de Brasília I (CAUB I). O evento foi parte integrante das comemorações pelo aniversário de 10 anos do Instituto.

Na ocasião, estiveram presentes a presidente do IBRAM, Jane Vilas Bôas, a deputada federal Erika Kokay, a Superintendente de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental, Vandete Maldaner, o secretário de Estado do Meio Ambiente do DF, André Lima, a diretora e vice do Centro Educacional Agrourbano Ipê, Sheila Mello e Gedilene de Almeida (respectivamente), e a pró-reitora da Universidade da Paz (Unipaz-DF), Regina Fitipaldi.

O evento contou com a apresentação do coro de estudantes dos 5º e 6º anos do Centro Educacional Agrourbano Ipê cantando a música Senhora Natureza, feita por estudantes do ensino médio da localidade. A canção se tornou um hino de mobilização para as ações de conservação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Granja do Ipê. Após o encerramento da mesa diretora, foi realizado o lançamento oficial das publicações com sessão de autógrafos por crianças da comunidade.

Em sua fala, a presidente do IBRAM fez questão de elogiar o empenho dos alunos ao longo do projeto. "Vocês estão de parabéns pelo trabalho. Iniciativas como essa têm um potencial transformador e essas publicações servirão como instrumento de difusão de conhecimento", afirmou Vilas Bôas.

O secretário Andre Lima, por sua vez, brincou com os alunos e chegou a ensaiar uma orquestra de passarainhos com a plateia. Na visão do mandatário da pasta do Meio Ambiente, o projeto reforça a importância da educação ambiental nas escolas. "Estou muito feliz em vez o entusiasmo de todos com o projeto e seguiremos trabalhando para que essas iniciativas se ampliem", disse.

Segundo a Superintendente de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental, Vandete Maldaner, a confecção das publicações só foi possível por meio da liberação de recursos da 1ª emenda parlamentar federal – de autoria da deputada Erika Kokay - viabilizada por uma Autarquia no Distrito Federal, o IBRAM, com esforço conjunto de áreas internas do órgão.

Com este recurso, estão ainda previstas, para segundo semestre deste ano, o lançamento de mais duas publicações: uma sobre a ARIE Granja do Ipê e outra, sobre Agroecologia.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Manual do Biodetetive e Um Passarinho me Contou

A ideia das publicações surgiu com o trabalho da equipe da Coordenação de Educação Ambiental (CODEA) do IBRAM no Projeto Comunidades de Conservação, iniciado no 2º semestre de 2016. Junto aos moradores da localidade, observou-se a importância de se produzir publicações para apoiar as ações pedagógicas voltadas para a questão ambiental.

As publicações refletem o engajamento dos estudantes para a importância da preservação tanto do bioma ao qual pertencem, como as águas do Córrego Capão Preto que abastecem grande parte da população do DF.

No Manual do Biodetetiveos estudantes registram, por meio de pesquisas de campos, descobertas, ameaças e fenômenos do Bioma. Já em Um passarinho me contou... Histórias para preservar, parábolas de histórias tradicionais, acompanhadas de ilustrações feitas por crianças do ensino fundamental, levam à reflexão da interação do homem com a natureza, de forma lúdica. Ambas as publicações também apresentam explicação sobre o que é uma ARIE.

Confira as versões digitais das publicações Manual do Biodetetive e Um passarinho me contou... Histórias para preservar.

VOCÊ EST? AQUI: Início Notícias Manhã festiva marca lançamento de publicações de educação ambiental