Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/18 às 22h34 - Atualizado em 6/04/21 às 14h23

Manejo Populacional de cães e gatos

Para que serve?

Cadastrar e encaminhar cães e gatos, domiciliados ou não, para castração em clínicas veterinárias credenciadas para prestação deste serviço.

O que é preciso?

O cadastro para realização destas castrações pode ser realizado de duas maneiras. A primeira é por meio de campanhas no decorrer no ano e a segunda por processos de parcerias para castração de grandes plantéis.

O primeiro caso é somente para cidadãos que desejam cadastrar até 3 animais para castração. O cadastro tem ocorrido de duas formas, em campanhas com parcerias com as Administrações Regionais ou pela internet.

No momento da campanha, as informações para cadastros serão divulgadas no site do Brasília Ambiental e serão necessários o documento com foto e comprovante de residência para participar.

Uma das grandes mudanças é que o interessado em participar do programa, terá de ter o cadastro no SEI.

Para mais informações, acesse o seguinte endereço: https://sei.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_enviar_cadastro&acao_origem=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=12

O segundo caso é somente para interessados na castração de mais de 10 animais. Nesta hipótese não é necessário realizar cadastro nas campanhas, podendo-se abrir um processo de parceria para castração de grandes plantéis a qualquer momento na Central de Atendimento ao Cidadão do Brasília Ambiental.

Para isto, o cidadão precisa seguir as orientações contidas no termo de referência, presente no seguinte endereço: http://www.ibram.df.gov.br/programa-de-castracao-para-protetores-e-ongs/

Prazo para entrega dos serviços

O envio dos Termos de Encaminhamento para castração pode variar, pois como se trata de um cadastro, é formada uma lista de espera para a seleção.

No entanto, todo cidadão cuja documentação apresentada esteja correta tem sua solicitação atendida. Para o caso de cadastro de grandes plantéis o tempo para envio do Termo de Encaminhamento é de aproximadamente 30 (trinta) dias

Forma de acessar o serviço

Presencial ou pela internet.

Contato

UNIDADE DE GESTÃO DE FAUNA – UFAU – Através do Telefone (61) 3214-5644. Email: fauna@ibram.df.gov.br.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543