gototop

Programa de Educação Ambiental para Prevenção dos Incêndios Florestais Fogo – Apagou

APRESENTAÇÃO

O domínio do fogo pelo ser humano proporcionou grandes mudanças biológicas, culturais, sociais e tecnológicas na humanidade. Passamos a usar o fogo para aquecimento e proteção, o que aumentou significativamente a expectativa de vida dos seres humanos. O fogo permitiu ainda trabalhar com maior precisão os objetos fabricados, mas principalmente, permitiu também o maior convívio em grupo, favorecendo o fortalecimento da comunicação e dos laços afetivos entre seus componentes.

O fogo é neutro em si mesmo, se ele é bom ou ruim para nós, depende da forma como o usamos e da finalidade. O fogo na vegetação pode ocasionar a morte de vários animais e plantas, em uma guerra acarreta a destruição em larga escala do nosso planeta, por outro lado é um elemento que faz parte de nós, seja o no nosso corpo de sangue quente, na chama dos nossos ideais, nas reuniões familiares em torno da mesa no momento da alimentação, seja nas histórias que fazem parte da nossa cultura.

O uso do fogo depende dos nossos sentimentos, dos nossos valores, das nossas intenções, da nossa educação. Assim, com o objetivo de educar e prevenir os incêndios florestais, foi criado o Programa de Educação Ambiental Fogo-Apagou. Seu nome é uma homenagem a uma ave muito querida (Columbina squammata), cujo canto lembra uma voz dizendo “fogo apagou”.

Que a nossa voz também seja uma mensagem de amor, de alento e de boas notícias para todos os seres vivos que têm nesse planeta um lar muito especial.

O que é o Programa Fogo-Apagou?

São ações de Educação Ambiental voltadas para a prevenção de incêndios florestais em Parques e Unidades de Conservação.

O que é incêndio florestal?

É o fogo fora de controle que se propaga na vegetação. O incêndio florestal pode ter causa natural ou antrópica. A única forma de o fogo começar naturalmente é por meio de raios que geralmente são acompanhados pela chuva, não trazendo grandes prejuízos. Infelizmente, a maior parte dos incêndios florestais é provocada pela ação humana intencional ou por negligência, como, por exemplo, o hábito de queimar o lixo e restos de poda.

Quais são as principais consequências dos incêndios florestais?

Os incêndios florestais frequentes em uma mesma área podem provocar a morte de animais e árvores, mesmo que estas sejam nativas do cerrado e possuam algumas adaptações como a casca mais grossa;Pioram a qualidade do ar tornando-o nocivo para as saúde humana; frequentemente atingem redes de energia suspendendo o abastecimento; trazem prejuízos financeiros quando se alastram sobre casas e instalações.

Quais são as responsabilidades do governo e da população?

As ações do governo consistem na realização de aceiros em tornos das unidades de conservação, campanhas publicitárias de sensibilização, investimento material e humano no corpo de bombeiros, contratação de brigadas e fiscalização. Toda essa articulação demanda muitos recursos, só conseguindo ser realizada por meio da parceria entre várias instituições que constituem o Plano de Prevenção e Combate dos Incêndios Florestais (PPCIF). Nesse contexto, a população tem um papel fundamental na prevenção dos incêndios florestais, evitando usar o fogo como forma de limpeza de terrenos e pastagens, bem como em oferendas e rituais religiosos dentro das Unidades de Conservação.

Quais são as principais ações do Programa Fogo-Apagou?

O programa Fogo-Apagou atende público de todas as faixas etárias prioritariamente comunidades e escolas rurais localizadas próximas às Unidades de Conservação em todo o Distrito Federal. O atendimento conta com oficinas, palestras e contação de histórias como ferramentas de sensibilização.

O programa desenvolve ainda material impresso educativo. Atualmente contamos com folder contendo orientações de seguranças sobre o uso de velas em oferendas religiosas, apenas em formato digital, e uma publicação em formato de revista “almanaque do fogo” contendo várias informações sobre o fogo em formato digital e impresso.

 
VOCÊ EST? AQUI: Início Informações Educação Ambiental Serviços e Programas Programa de Educação Ambiental para Prevenção dos Incêndios Florestais Fogo – Apagou