gototop
Quinta, 22 Agosto 2013

Biblioteca do IBRAM

Biblioteca do Ibram

Inaugurada em junho de 2007 pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), a sua Biblioteca, institucionalmente denominada de Núcleo de Acervo Técnico (NUATE), surgiu da necessidade de sistematização das informações bibliográficas na área de meio ambiente e recursos hídricos no âmbito do Distrito Federal (DF), bem como do conhecimento desenvolvido por parte de seus servidores e colaboradores diversos. Seu acervo é composto de livros, folhetos, cartilhas, cartazes, estudos ambientais, relatórios técnicos, material gráfico e audiovisual, dentre outros.

Subordinada à Gerência de Informações Ambientais (GEINF), a Biblioteca do IBRAM tem como objetivo tornar-se referência em informações ambientais e, para isso, vem desenvolvendo projetos, atividades e serviços como:

Acervo de Estudos Ambientais – Este acervo reúne, no âmbito do Distrito Federal, os Estudos de Impacto Ambiental – EIAs; os Relatórios de Impacto Ambiental – RIMAs; os Planos de Controle Ambiental – PCAs; os Relatórios de Impacto de Vizinhança – RIVIs; os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas – PRADs, dentre outros. A composição deste acervo é feita a partir do instante em que processo de fiscalização ambiental é finalizado. Deste modo, as versões finais dos relatórios (com encadernação tipo capa dura brochura e acompanhada do arquivo eletrônico) são enviadas, pelas áreas competentes, à Biblioteca.

Acervo da Memória Ambiental – O projeto visa à identificação, organização, recuperação e disseminação da informação ambiental do DF e entorno. Tendo o intuito de preservar a produção bibliográfica dos antigos e atuais órgãos ambientais e de outras áreas correlatas. Neste sentido, é necessário que sejam encaminhados à Biblioteca dois exemplares, no mínimo, das publicações (acompanhadas da versão eletrônica, se possível) elaboradas por este Instituto ou as que venham a ter a sua efetiva colaboração/participação, a fim de cumprir as diretrizes instituídas pelo Projeto Memória Técnico Científica e Histórica do Instituto Brasília Ambiental, conforme Instrução Normativa de Nº 16, de 28 de abril de 2008.

Modernização – A Biblioteca tem reunido esforços com a intenção de automatizar a maioria de seus processos de trabalho, buscando dar maior celeridade e eficiência às atividades administrativas. E, principalmente, disponibilizar de forma ágil e remota o acesso à informação ambiental do DF, em seus diversos suportes, ao corpo técnico deste Instituto e à sociedade como um todo.

Aquisição Planificada/Centralizada – Todas as solicitações de aquisição de material bibliográfico (livros, periódicos, CDs, DVDs, mapas, relatórios, dentre outros) devem ser encaminhadas à Biblioteca, a fim de padronizar os processos e evitar compras desnecessárias (verificação de aquisição não necessariamente por meio de compra) ou duplicadas (várias áreas solicitando o mesmo item).

Normalização – A Biblioteca desenvolve um trabalho de normalização das publicações elaboradas e/ou editadas pelo IBRAM, de acordo com as normas de documentação e informação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), antes da sua disponibilização. As publicações devem ser enviadas à Biblioteca (por email) para normalização, em status de versão final, e em formato eletrônico. Assim como, a Biblioteca deverá enviar a versão normalizada no mesmo formato.

ABNT/ISO Coleção – Tendo em vista a importância do uso das normas técnicas (NBR/ISO), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da International Organization for Standardization (ISO), pelo corpo técnico e administrativo deste Instituto na execução de suas atividades rotineiras, bem como na elaboração de seus produtos e prestação de seus serviços diversos, é disponibilizado o acesso à base de dados ABNT/ISO Coleção. Sendo esta, uma ferramenta que permite o acesso, via web, às normas técnicas para um número ilimitado de terminais mediante login e senha, cotrolado pela Biblioteca. Permitindo, ainda, uma cota de impressão das normas técnicas escolhidas.

Empréstimo via Malote – Com intuito de sanar as limitações de acesso, de ordem física, aos acervos bibliográficos do NUATE, é disponibilizado o Serviço de Empréstimo via Malote aos colaboradores deste Instituto. As solicitação são feitas por email.

Espaço de Reuniões – A unidade dispõe de uma área para a realização de reuniões técnicas e cursos de capacitação, tanto para as diversas unidades do IBRAM quanto para outras instituições. Com considerável frequência, são realizados eventos relacionados ao meio ambiente do DF, tais como: Reunião do Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (CONAM), Reunião da Agenda 21 do DF, Reunião da Área de Preservação Ambiental (APA) Gama Cabeça de Veado e as reuniões dos grupos de trabalho da Gerência de Emergências e Riscos Ambientais (Geram) do IBRAM, dentre outros.


Acessar Biblioteca Digital

 

A Biblioteca do IBRAM está localizada no estacionamento 13 do Parque da Cidade, ao lado da Administração.

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

Contato: (61) 3322-0230 /  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

VOCÊ EST? AQUI: Início Informações Biblioteca do IBRAM