O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), retoma esta semana a operacionalização do Castramóvel, serviço itinerante de castração de animais domésticos. O serviço será retomado via compensação ambiental. Para isso, foi firmado nesta quarta-feira (2/12) contrato de prestação de serviços de castração de cães e gatos entre a Direcional Engenharia – empresa devedora da compensação ambiental – e o Centro Veterinário Radial Leste, que vai executar o serviço.
O Contrato, no valor de R$330 mil, tem vigência de um ano contado a partir de hoje. Os serviços serão prestados de forma itinerante, perfazendo um total de, no mínimo, três mil castrações. O público alvo será os animais cujos donos possuam baixo nível socioeconômico. A coordenadora de fauna do Ibram, Ana Nira Junqueira, assegura que este é um projeto de grande relevância para a saúde ambiental, pública e animal.
O subsecretário de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos Animais (Sacedan), da Sema-DF, Rômulo Mello, salientou que o castramóvel vai atender as comunidades do entorno das unidades de conservação, como Planaltina, Estrutural e Varjão, onde há grande concentração de cães e gatos abandonados.
Mas, inicialmente, os atendimentos do Castramóvel serão feitos no Parque do Cortado, em Taguatinga. Ali, a unidade dispõe de toda a estrutura para o seu funcionamento, como o fornecimento de água, luz e segurança.
Os primeiros atendimentos serão feitos àqueles tutores de animais que estão no cadastro realizado em 2014. Finalizado esse cadastro, a Sacedam fará um novo cadastramento. Serão utilizados os seguintes critérios: tutores de baixa renda, com mais de 18 anos, com residência no Distrito Federal; animais resgatados ou em lar temporário ou casa de passagem; animal comunitário, de colônia ou em situação de possível colecionismo, e animal adotado. O tutor deve se responsabilizar pelo transporte e cuidados pré e pós operatórios do animal. As castrações serão encerradas no dia 18 de dezembro de 2015.
CIPDA – O retorno do serviço Castramóvel está contando com total apoio e com a articulação do Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais (CIPDA), criado por meio do Decreto n° 36.477, de 04 de maio de 2015. Uma das principais funções do Comitê, presidido pelo Secretário de Meio Ambiente, André Lima, é propor ações integradas entre os órgãos e entidades participantes para a defesa e proteção dos animais. O Comitê é composto por 14 membros de órgãos de Governo, Distrital e Federal, da sociedade civil e entidades de pesquisa. A secretária executiva do órgão está a cargo da Sacedam.
II – Propor e acompanhar políticas públicas de defesa e proteção dos animais;
III – Avaliar e emitir parecer referente às questões de defesa e proteção dos animais.
É composto por 14 membros
O CIPDA foi instalado no dia 10 de junho de 2015 e, na ocasião, foi aprovado o seu regimento interno e constituídos seis grupos de trabalho: 1. GT Legislação, 2. Gestão de Fauna, 3. Combate aos Maus Tratos, 4. Controle Populacional, 5. Fundo Financeiro e Fortalecimento Institucional, e 6. Bem-estar.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543