23/01/17 às 17h00 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

IBRAM realiza evento de apresentação dos resultados do redesenho de seus processos

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) realizou, na última sexta-feira (20), uma apresentação das frentes de transformação de processos em curso no órgão. O objetivo central foi dar publicidade, tanto para outros órgãos públicos quanto para a iniciativa privada, às ações de modernização e aprimoramento dos processos de trabalho do Instituto.

O evento, realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Distrito Federal (OAB-DF), contou com a presença de mais de 80 pessoas. Ao dar as boas-vindas, a presidente do IBRAM, Jane Vilas Bôas, fez questão ressaltar a importância do diálogo entre os diversos órgãos do governo e entidades da sociedade civil. “É importante essa troca de conhecimento e estar aberto a ouvir todos os setores interessados. Isso é fundamental no processo de aprimoramento do órgão”, ressaltou.

O secretário do Meio Ambiente, Andre Lima, parabenizou todo o corpo de servidores e gestores do IBRAM pela iniciativa. “Fico muito feliz ao constatar que a questão ambiental está sendo tratada com a devida importância por esta gestão”, disse. Após os cumprimentos do presidente da Comissão de Direito Ambiental e Regularização Fundiária da Ordem, Juliano Nardes, e do vice-presidente da Comissão de Sustentabilidade, Diego Vega, a mesa foi desfeita e teve início a parte técnica do evento.

2 - Presidente agradeceu o esforço de todos os envolvidos no trbalho de trabnsformação dos processos Foto  Rodrigo Ramthum - IBRAMPresidente agradeceu o esforço de todos os envolvidos no trabalho de transformação dos processos. Foto: Rodrigo Ramthum/IBRAM

Evolução continua
A presidente do Instituto abriu a apresentação explicando como se deu o trabalho da EloGroup Consultoria, empresa contratada por meio de convênio com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) para alavancar os resultados de diversos processos do órgão. Em parceria com servidores, a EloGroup fez um diagnóstico apurado dos processos internos para, a partir daí, propor e apoiar os servidores na implantação de soluções para cada um dos principais problemas encontrados.

Após a implantação e teste de diversas soluções, o evento na OAB-DF foi direcionado a apresentar os resultados concretos do trabalho demonstrando diversos números significativos que mostraram a evolução dos processos e dos serviços do IBRAM.

“Quando vi esses jovens (da EloGroup) eu confesso que tive receio, mas o comprometimento e profissionalismo deles foi tamanho que todas as dúvidas deram lugar a uma esperança muito gratificante”, afirmou Vilas Bôas. “O empenho e disponibilidade dos nossos servidores, que darão continuidade a este trabalho, também foi fundamental e sou muito grata por isso”, concluiu.

Foram apresentadas quatro frentes de transformação: Licenciamento ambiental; fiscalização ambiental; compensação ambiental e florestal; e informações ambientais (confira a apresentação completa ao final da matéria). Em cada uma das frentes foram ouvidos tanto o corpo técnico do órgão quanto representantes dos interessados para, dessa forma, ter uma visão mais completa do cenário. Com a saída da EloGroup no fim deste mês, ficará a cargo do Escritório de Processos dar continuidade ao trabalho e acompanhar a implementação das soluções propostas após o diagnóstico.

Representantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP), da Casa Civil, da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEAGRI), da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), entre outros, participaram do evento e puderam, ao final, fazer perguntas e comentários para os palestrantes.

Clique aqui e veja a apresentação das quatro frentes de trabalho.

4 - Presidente acompanhada dos quatro representantas do Elo Group e do coordenador do Escritório de Processos do IBRAM Fernando César Foto  Rodrigo Ramthum -  IBRAMPresidente acompanhada dos quatro representantes da EloGroup e do coordenador do Escritório de Processos do IBRAM, Fernando César. Foto: Rodrigo Ramthum/IBRAM

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

IBRAM