Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/16 às 20h15 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Ibram lança cartaz com árvores do cerrado

 

Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado nessa quarta-feira (21), a Coordenação de Educação Ambiental (CODEA) do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) lançou o cartaz Árvores do Cerrado. Integrando a coleção Eu amo cerrado, o material gráfico ilustra e informa de forma didática sobre as 12 espécies símbolo do nosso bioma.


O lançamento do cartaz aconteceu durante evento de avaliação da Virada do Cerrado, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na tarde de ontem no Planetário de Brasília. Na ocasião, o IBRAM realizou contação das histórias Árvore Generosa e Buriti da Praça de Brasília, com as educadoras ambientais Aline Barreto e Mariana dos Anjos.


Conhecer para amar e ajudar na preservação, esse foi o pensamento da CODEA para desenvolver o projeto Eu amo cerrado, que disponibiliza cartazes e folders sobre os frutos, aves e mamíferos típicos do bioma. O novo material traz a Copaíba, Sucupira Branca, Aroeira, Piqui, Imbiruçu, Jacanrandá do Cerrado, Gomeira, Ipê Amarelo, Pau Doce, Buriti, Peroba do Cerrado e a Cagaita. Essas 12 espécies são árvores tombadas como Patrimônio Ecológico do Distrito Federal e por isso necessitam de autorização para o corte.

 

A coleção tem o objetivo de despertar a sensibilização da preservação do meio ambiente e ajudar nas ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Instituto. Todo o material está disponível ao público no IBRAM.

Virada do Cerrado – A Virada do Cerrado do Distrito Federal é um movimento de mobilização que promove atividades educativas e culturais para sensibilizar a sociedade sobre os desafios ambientais de Brasília.

Neste ano, o evento começou no dia 7 de setembro, com a abertura durante as comemorações de 56 anos do Lago Norte, e terminou oficialmente no dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado. Foram mais de 500 atividades em quase 30 regiões administrativas de Brasília e no município goiano de Padre Bernardo.

Coordenado pela Sema, esta iniciativa conta com a participação do poder público, setor privado, escolas, embaixadas, universidades, movimentos ambientalistas e sociais, entre outros.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543