Caramujo-gigante-africano. Foto: DIFAU/IBRAM
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de Brasília (UnB) convidam a população a participar de uma pesquisa sobre a espécie exótica invasora Achatina fulica (caramujo-gigante-africano) no território do Distrito Federal. Para participar, basta clicar aqui.
O objetivo é mapear a situação desses animais e aferir a percepção do público acerca do tema. A pesquisa converge com a Instrução Normativa N.° 409, DE 22 de outubro de 2018 – IBRAM, e irá auxiliar na elaboração do Plano de Prevenção, Erradicação, Controle e Monitoramento desse animal, considerado como uma das cinco espécies prioritárias. Os dados obtidos farão parte da tese de doutorado da estudante Angie Patiño Montoya.
.
O caramujo-gigante-africano (Achatina fulica) é uma espécie de molusco proveniente do leste da África que se estabeleceu no Brasil e em outros países por meio da ação do homem. Com alto sucesso de adaptação, esses indivíduos encontram-se em 23 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543