Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/20 às 7h51 - Atualizado em 27/11/20 às 8h02

Fiscais do Brasília Ambiental realizam Operação “Preserva Brazlândia”

Auditores Fiscais do Instituto Brasília Ambiental realizaram, esta semana, a Operação Preserva Brazlândia, de repressão aos parcelamentos irregulares do solo em uma região administrativa que se destaca por abrigar relevantes Áreas de Proteção Ambiental (APA) para o Distrito Federal, como a APA da Bacia do Rio Descoberto, que fornece água para 70% da população.

 

As ações, que aconteceram no Núcleo Rural Alexandre Gusmão (INCRA 7), contaram o apoio da Unidade de Tecnologia e Gestão da Informação Ambiental do Instituto, com o registro de imagens aéreas feitas por meio de drones e da Polícia Militar (PMDF), na segurança das equipes de trabalho.

 

O diretor de Fiscalização Ambiental III do Instituto, Néder Aquino Guida, destacou o caráter preventivo da ação. “Estamos trabalhando no combate ao parcelamento irregular de forma inteligente e sob novo prisma, utilizando-se de ferramentas modernas e tecnológicas e, principalmente, quebrando o paradigma de agir após o fato ocorrido. Agindo de forma proativa, a fim de salvar das mãos de ‘grileiros’, uma área tão importante ambientalmente”, concluiu o diretor.

 

Durante a operação foram realizadas cinco notificações e registros fotográficos do atual estado de ocupação de cada propriedade com o uso de veículo aéreo não tripulado (VANT). Esses levantamentos possibilitam melhor análise espacial e servem como referência para o monitoramento de eventuais tentativas de parcelamentos realizados de forma irregular na região.

 

A operação marcou também o primeiro vôo, após a criação do Comitê Gestor de Operacionalização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CGRPA) e do lançamento do sistema Colibri, de agendamento de drones do Brasília Ambiental.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543