10/09/20 às 12h56 - Atualizado em 17/09/20 às 8h55

Dia do Cerrado: GDF entrega primeira etapa das obras de implantação do Parque do Tororó

O Governo do Distrito Federal, por meio das Secretarias do Meio Ambiente, de Governo e do Instituto Brasília Ambiental, entrega nesta sexta-feira (11) – Dia Nacional do Cerrado -, às 8h30, a primeira etapa das obras de implantação do Parque Ecológico do Tororó. A inauguração da unidade de conservação está sendo possível, graças a ações conjuntas com diversos órgãos do governo e o apoio da Administração do Jardim Botânico e da comunidade local.

O evento – que seguirá o protocolo de segurança da Covid-19 – contará com a presença do secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, o secretário de Governo, José Humberto Pires, o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, o administrador Regional do Jardim Botânico, Antônio de Pádua e demais autoridades dos órgãos do GDF.

O Parque Ecológico Tororó é o primeiro instalado na Região que, desde a sua criação em 2005, pelo decreto nº 25.927, aguardava pela ação do GDF. O local atrai praticantes de ecoturismo, que buscam caminhadas, trilhas de média dificuldade e rapel. Contando com 322,75 hectares tem por objetivo conservar amostras dos ecossistemas naturais, proteger paisagens naturais e incentivar atividades de pesquisa, estudos e monitoramento ambiental.

Dentre as ações, benfeitorias e intervenções feitas no Parque do Tororó estão: a construção de duas guaritas, Iluminação pública, recuperação do cercamento, instalação de dois portões para veículos e dois para pedestres, reparo na ciclovia, pintura do estacionamento e instalação de placas de sinalização.

As obras no Tororó foram realizadas com recursos de compensação ambiental e contou com a atuação da força-tarefa dos parques incluindo representantes de diversos órgãos do governo, como as secretarias de Governo, do Meio Ambiente, de Obras e de Cidades, Brasília Ambiental, Administração Regional do Jardim Botânico, Novacap, SLU, CEB, CAESB, DER, DETRAN, FUNAP, além de lideranças comunitárias.

A criação da Unidade também busca estimular o desenvolvimento da educação ambiental e das atividades de recreação e lazer em contato harmônico com a natureza, além de proteger as nascentes do córrego Pau de Caixeta, com campos úmidos nas proximidades das nascentes e na área de recarga no seu interior.

Dos 73 Parques Ecológicos do DF, 20 deles estão implantados, sendo que 12 foram reformados pela atual gestão no ano passado. O GDF pretende implantar todos até 2022.

Cerrado – O bioma faz conexões ao norte, com a Amazônia; ao nordeste, com a Caatinga; a sudoeste, com o Pantanal e a sudeste, com a Mata Atlântica, o que faz com que haja importantes relações ecológicas entre ele e os biomas vizinhos.

Em relação aos recursos hídricos, possui uma importância estratégica, pois são neles que nascem os rios que formam seis das principais regiões hidrográficas brasileiras: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica. O potencial hídrico do Cerrado lhe dá o título de Berço das Águas. Até mesmo a bacia hidrográfica do Amazonas recebe as águas que brotam no Cerrado.

Importantes atrativos turísticos na região, as águas têm grande influência na economia de vários municípios. A paisagem do Cerrado, com suas cachoeiras, cascatas, cânions, lagos, rios e riachos é uma atração para visitantes de outras regiões do Brasil e do mundo. É uma beleza incomparável para os que buscam lazer, esportes ou o simplesmente um maior contato com a natureza.