Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/17 às 16h47 - Atualizado em 24/11/17 às 10h36

Curso de Defesa Pessoal para Agentes de Parques do IBRAM

COMPARTILHAR

Servidores do Instituto Brasília Ambiental que atuam nos parques ecológicos, urbanos e de usos múltiplos administrados pelo órgão, concluem esta semana curso especial de capacitação em defesa pessoal e situações de risco. O treinamento, coordenado pelo professor Márcio Saldanha, campeão de jiu-jitsu e especialista no assunto, reúne 31 agentes de parques e profissionais da Coordenação de Unidades de Conservação, Couni.  Nas aulas, eles simulam situações de conflito com invasores, moradores de rua, delinquentes, e aprendem técnicas de domínio de eventuais agressores, mas também de como prever ocorrências e ameaças.


O treinamento ensina lutas e técnicas de artes marciais e como os agentes devem adquirir um comportamento mais atento diante de riscos, além de manter controle mental e preparo físico. Para a Superintendente de Gestão de Áreas Preservadas, Sugap, Tania Brito, o treinamento além de ajudar a garantir a integridade física, dá confiança e equilíbrio emocional aos profissionais. Várias mulheres atuam como agentes nos parques, eventualmente ameaçados pela presença de invasores. Em sua maioria são grandes extensões, com muito verde e algumas distantes de áreas urbanas, o que eventualmente torna a segurança efêmera. O Ibram mantém vigilantes na maioria deles, mas apenas para segurança patrimonial.

 

Para a Gerente de Parques do Instituto, Marcela Versiani, por realizar atendimento ao público, tratar com invasores, moradores de ruas, chacareiros, a atividade dos agentes de parques está bem sujeita a riscos.  No seu entender, o curso traz mais segurança para à profissão mas também aumenta a autoconfiança dos agentes. “Ele foi pensado principalmente para a prevenção, para que possamos identificar e evitar uma possível situação de risco, mas conhecer técnicas de defesa pessoal é essencial para eventuais situações” , diz. Já realizado para Auditores Fiscais da Superintendência de Fiscalização, este é o primeiro treinamento do gênero feito pela equipe da Sugap, que deverão a partir de agora passar por permanente reciclagem no futuro, segundo a previsão de Versiani.

 
 

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

IBRAM

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543