O Ibram, juntamente com o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde e a organização não-governamental Proanima, começa nesta terça-feira (25) o processo de captura de coelhos no Parque Olhos D´Água. As primeiras armadilhas serão colocadas entre 16h e 17h.
Segundo Luiz Maranhão, subsecretário de Saúde Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), a proliferação dos animais no parque foi causada por abandonos dos coelhos na unidade. “Coelhos são animais que se reproduzem com muita facilidade e não podem permanecer no parque porque o habitat não é propício para sua vivência. Tudo começou pelo que chamamos de “posse irresponsável”. Quando resolvemos ter um bicho de estimação, precisamos pesquisar a vida dele”, explica Luiz.
A captura dos bichanos inicia amanhã e só será finalizada com a coleta de todos os coelhos. Após o recolhimento, os bichos serão enviados para a Zoonoses, onde juntamente, com a Proanima, será feito exames clínicos e em seguida colocados para a adoção.
Ana Nira, veterinária do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) alerta que os futuros adotantes devem conhecer o comportamento dos coelhos antes de adotá-los. “Para se manter um bicho saudável é preciso se preocupar-se com os costumes, alimentação e ambiente saudável deste tipo de animal. Sabemos, por exemplo, que coelhos do mesmo sexo não convivem bem, diz ela. A lista de cadastrados para adoção na Zoonoses e Proanima será aproveitada.
Outra dica da veterinária é a imediata castração. “O adotante será orientado por este procedimento, caso contrário, poderemos ter o mesmo problema em outros parques do DF. A Proanima, Zoonoses e toda a equipe dos órgãos ambientais darão todas as orientações”, conta Ana.
Interessados na adoção poderão procurar a Zoonoses. Haverá prioridade para aqueles que se responsabilizarem em castrar os coelhos.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543