Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/18 às 10h57 - Atualizado em 19/07/18 às 14h46

Castramóvel

O Castramóvel, unidade itinerante que realiza castração gratuita de cães e gatos, desenvolve ações de educação, extensão e pesquisa, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema) e Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é conscientizar a população sobre a guarda responsável, além de realizar o procedimento cirúrgico nos animais.

 

Somente aqueles previamente cadastrados pela Universidade serão atendidos no Castramóvel. Para a população em geral, o serviço de castração é oferecido por Clínicas Veterinárias credenciadas no Programa de Manejo Populacional de Animais Domésticos.

 

As ações de educação visam a redução do abandono, o estímulo à adoção, o respeito, a promoção do bem-estar, o acompanhamento, a prevenção e os cuidados com os animais em todas as etapas da vida. As ações de extensão visam a complementação da formação dos alunos, com um novo olhar sobre a Medicina Veterinária do Coletivo e sobre a Saúde Única. Já as ações de pesquisa trarão dados importantes, que servirão para subsidiar a política pública de manejo populacional do DF.

 

O Castramóvel funciona no Hospital Veterinário (HVet) da UnB e todos os exames laboratoriais pré-operatórios e avaliação de saúde também serão realizados pela equipe.

 

Se você ainda tiver dúvidas, acesse o Perguntas Freqüentemente Feitas (FAQ) ou ligue para 156 (Central de Informações do Governo do Distrito Federal).

 

Instituto Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

IBRAM

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543