Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/20 às 11h28 - Atualizado em 4/12/20 às 8h15

Brasília Ambiental realiza desocupação em São Sebastião

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam), realizou mais uma operação para retirada de ocupação irregular no Núcleo Rural Aguilhada, em São Sebastião. Na ação foram desconstituídos seis barracos desabilitados, além do recolhimento de mourões de madeira e arames farpados, utilizados por invasores para o cercamento de lotes. A Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística-DF Legal e a Polícia Militar também participaram da operação.

 

O diretor de fiscalização do Instituto (Difis III), Néder Aquino, explica que a área já era foco de monitoramento de órgãos de fiscalização do Governo do Distrito Federal. “O Brasília Ambiental e o DF Legal observaram, ainda no mês de outubro, a instalação de cinco edificações precárias. Em novembro aconteceu uma proliferação de ocupações no local, o que motivou o planejamento e execução rápida da operação”, conta.

 

Ele ainda reforça a importância da ação para frear o processo de grilagem na região e proteger o meio ambiente. “Além da ocupação irregular, houve queimada e desmatamento de cerrado, com corte de árvores de considerável porte. Realizar operações de desocupação é proteger a vocação rural da área, o meio ambiente e garantir a proteção e sobrevivência dos agricultores da região”, explica Aquino.

 

A ocupação, que permanece sendo monitorada, possui características de atividades realizadas por grileiros que cercam pequenos lotes com arame farpado para levantar construções irregulares de madeira. A fim de evitar que a invasão seja transformada em um aglomerado urbano, podendo causar impactos relevantes aos atributos ambientais da área, cerca de 20 barracos já identificados devem ser desconstituídos em nova operação, visto que em período de pandemia não é permitida a derrubada de edificação habitada.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543