Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/24 às 13h57 - Atualizado em 17/05/24 às 14h09

Brasília Ambiental realiza curso de Formação em Agente Socioambiental

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental realizou, nesta quinta-feira, 9 de maio, no Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina, o 14º Curso de Formação em Agente Socioambiental para infratores de pequeno porte ambiental. A ação é uma parceria entre o Instituto e o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e faz parte da pena desses infratores, medida alternativa ofertada.

 

Durante a abertura do evento, o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, falou da importância de levar conhecimento às pessoas. “Esse curso tem o objetivo de educar ambientalmente a comunidade que cometeu delitos ambientais leves, que muitas vezes erra sem saber, por falta de conhecimento”.

 

O curso, que durou o dia todo, desenvolve competências e valores relacionados à preservação do meio ambiente, com ênfase no cerrado, além de mostrar uma visão de cunho socioambiental dos desafios que permeiam o desenvolvimento sustentável.

 

“Essa ação é uma reeducação, um novo conhecimento, uma oportunidade onde a pessoa ganha uma medida alternativa em vez de responder a um processo criminal. Assim, ela participa do curso, aprende mais um pouquinho, descobre outras coisas e passa para os colegas, vizinhos e pessoas da família”, explicou a chefe da Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas (Cema) do MPDFT em Planaltina, Aldenira Rodrigues.

 

Essa ação é desenvolvida pelos agentes de Unidades de Conservação lotados no parque, além de representantes de diversas áreas do Brasília Ambiental. Durante as aulas são abordados vários temas como: noções de Licenciamento Ambiental, Legislação Florestal dentro do Distrito Federal e conhecimentos sobre Unidades de Conservação.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543