Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/01/21 às 18h28 - Atualizado em 22/01/21 às 13h24

Campanha de Castração em 2021

O Instituto Brasília Ambiental inicia, nesta terça-feira (19), as inscrições do cadastramento para castração, vacinação e vermifugação de cães e gatos. Os atendimentos serão realizados na Unidade Móvel do Hospital Veterinário Público (Hvep), instalada no Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina. A iniciativa é uma parceria da autarquia ambiental com a Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP) e vai atender 1.470 animais, somente do Distrito Federal.

 

Inscrições encerradas. Mas nesta quarta-feira (20), a partir das 10h, vamos disponibilizar o cadastro da lista de espera.

 

 

Confira as regras para o cadastro.

 

O biólogo e analista de Atividades do Meio Ambiente do Instituto, Rodrigo Santos, explica que as campanhas de castração representam uma grande conquista para o órgão. “A expectativa é seguir fazendo um bom trabalho para que a ação reverbere e mais pessoas possam ser atendidas”, aponta.

 

De acordo com o cronograma, os interessados devem preencher o formulário online que estará disponível às 10h do dia 19 (terça-feira), no site do Instituto. Serão disponibilizadas apenas duas vagas por tutor e cada animal terá direito aos três atendimentos. O resultado com a data da cirurgia dos selecionados será divulgado na plataforma até o dia 25 deste mês. Já as informações sobre data de vacinação e vermifugação serão repassadas no dia da castração.

 

Para quem não conseguir realizar o primeiro cadastro, o Brasília Ambiental disponibilizará no dia seguinte, 20 de janeiro (quinta-feira), às 10h, uma lista de espera com 300 vagas. No entanto, os tutores cadastrados nesta etapa somente serão chamados em caso de desistências ou faltas do cadastro inicial. A lista de espera será divulgada junto com o resultado da campanha de cadastro e a chamada obedecerá à ordem de preenchimento do formulário on-line.

 

No caso de Organizações Não Governamentais (ONG’s) e protetores de animais independentes, serão disponibilizadas 470 vagas. O formulário específico para quem se enquadra nos requisitos será disponibilizado no dia 26 de janeiro, às 10h, também no site do Brasília Ambiental. A divulgação do resultado dos contemplados será divulgado e estará disponível no site até o dia 10 de fevereiro. Consulte as regras para participação neste cadastro.

 

Comunidade rural – A primeira etapa da campanha começou ainda no início do mês de janeiro com o atendimento exclusivo somente aos moradores da comunidade rural próxima à Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae). Ao todo, foram cadastrados 330 animais da região e as cirurgias começaram nesta quarta-feira (13), com recursos, via emenda, do deputado distrital Daniel Donizet.

 

A ação na região é inédita e foi direcionada aos moradores da área rural visando também a conservação ambiental. “Essa ação específica vai de encontro com as medidas que visam mitigar o impacto de espécies exóticas invasoras na unidade de conservação. Não é a solução, mas é um primeiro passo muito positivo”, explica Rodrigo Santos.

 

Para a estudante e moradora da região Gabriela Martins, o atendimento está superando as expectativas. A tutora do cão Apolo e da cadela Zayra, que foram atendidos na Unidade Móvel do Hvep, também aproveitou para parabenizar a iniciativa do Instituto. “Espero que aconteçam mais campanhas como essa, que é muito importante para a saúde animal e ajuda os tutores que não tem condição financeira de arcar com os gastos”, aponta.

 

Já o voluntário da ONG Arca de Noé, Ruan Felipe Silva, destaca a importância da campanha realizada pelo Instituto, no aspecto social e sanitário. “A ação é fundamental para a saúde dos animais e controle populacional, reduzindo o número de animais abandonados pelas ruas do DF”, defende.

 

 

Orientações gerais sobre as condições gerais para castração e pós-cirúrgico

 

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543