Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/21 às 8h07 - Atualizado em 2/07/21 às 8h07

Brasília Ambiental capacita servidores no AnalisaCAR

Analistas e técnicos do Instituto Brasília Ambiental, que atuam na área do Cadastro Ambiental Rural (CAR), participaram, esta semana, do Programa de Capacitação AnalisaCAR. O evento virtual, organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que integra o Ministério da Agricultura, contou com a participação de representantes de 12 estados e o Distrito Federal. O objetivo foi apresentar a execução da ferramenta AnalisaCAR, que automatiza a análise dos cadastros rurais, dando mais agilidade ao processo.

 

O Brasília Ambiental atualmente conta com cerca de 16 mil cadastros rurais. A diretora da área responsável pela análise do CAR, de Licenciamento (Dilam IV), Juliana de Castro Freitas, explica que no DF, como em outros estados, a análise diária dos cadastros rurais caminha devagar, porque é cheia de etapas e tem que ser feita cadastro por cadastro. Ressalta que no Brasília Ambiental a equipe, que executa este serviço, não é destinada exclusivamente a ele, também realiza análises de licenciamentos ambientais e outros atos autorizativos afetos à diretoria.

 

Devido a esse quadro, Juliana Freitas destaca a importância dessa nova ferramenta. “A ideia é uma melhoria dentro do sistema. O AnalisaCAR é um programa de análise dinamizada dentro do cadastro rural. A partir de insumos corrigidos e adequados vamos conseguir analisar de forma mais dinâmica, em lotes e regionalmente. Esperamos, aqui no DF, ter condições de avançar de forma mais rápida sobre as análises, dando celeridade a elas”.

 

Segurança jurídica – Além dos representantes dos Estados, o evento contou, na abertura, com a presença de autoridades como a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa Dias. Ela ressaltou que o AnalisaCAR tem como princípio trazer rapidez e precisão com segurança jurídica às análises dos cadastros.

 

A tecnologia da nova plataforma foi desenvolvida pelo SFB em parceria com a Universidade Federal de Lavras. Utiliza tecnologias de sensoriamento remoto e pode processar a análise de milhares de cadastros simultaneamente.

 

Com a ferramenta, os estados poderão qualificar a base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que já conta com mais de seis milhões de registros.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543