Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/21 às 17h29 - Atualizado em 7/06/21 às 9h05

Brasília Ambiental abre prazo para criadores de pássaros silvestres renovarem licenças

No início da Semana do Meio Ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, por meio da Unidade de Gestão de fauna (UFAU), abriu nesta terça-feira (1º), o prazo para a renovação de cadastro no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass), referente aos anos de 2021 e 2022, para criação em cativeiro de pássaros da fauna brasileira. O período de renovação das licenças vai até 31 de agosto deste ano.

 

Conforme legislação, para criar pássaros silvestres em cativeiro, de maneira regular, todos os criadores devem estar devidamente cadastrados no SISPASS. O sistema informatizado foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) em 2004 e, atualmente, é gerenciado pelo Brasília Ambiental no território do Distrito Federal. A Unidade de Gestão de Fauna inovou este ano e mandou alerta para os criadores via e-mail e whatsapp cadastrados para lembrar da renovação.

 

Foram identificados 1.269 criadores que possuem a licença 2020/2021 regular e, portanto, podem realizar o pedido de renovação pelo Sispass para a temporada 2021/2022. Segundo a servidora da Unidade de Gestão de Fauna, Elenize Vera Cruz, o objetivo é que com o alerta mais criadores realizem a requisição da licença o quanto antes e o processo seja efetivado de maneira mais célere.

 

“Nessa primeira semana de junho os pedidos de renovação serão enviados para o setor financeiro produzir os boletos e espera-se que na segunda quinzena do mês estejam disponíveis no processo SEI do criador para pagamento”, informa Elenize Vera. Para obter mais informações sobre a renovação da licença, clique aqui.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543