Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/21 às 9h43 - Atualizado em 17/06/21 às 8h25

Brasília Ambiental abraça ideia de professor sobre o ciclo da água

Com o objetivo de facilitar a compreensão de alunos a respeito do ciclo da água, o professor de geografia, Eduardo da Silva, idealizou uma proposta interativa para o ensino das ciências ambientais, no Parque Ecológico Riacho Fundo, administrado pelo Brasília Ambiental. A ideia, apresentada através de dissertação de mestrado na Universidade de Brasília (UNB), conta com o apoio da Unidade de Educação (Educ) do Instituto.

 

Trata-se do “Circuito Virtual das Águas”, uma trilha dentro do Parque Riacho Fundo, que pode ser percorrida através do site: www.trilhavirtualdociclodaagua.com De acordo com o professor, um dos pontos de destaque é a inovação da aprendizagem. “Existem muitas formas de ensinar este processo. A ideia é desencadear um processo de aprendizagem inovador sobre o ciclo hidrológico, entre os estudantes do projeto Parque Educador”, explica.

 

A Educ resolveu materializar a ideia, instalando as mesmas placas da “trilha virtual” na trilha presencial. Segundo a analista do órgão, Mariana Ferreira, o conteúdo do professor chegou como um verdadeiro presente, porque a unidade de educação do instituto tem preparado trilhas ecológicas para funcionarem como salas de aula ao ar livre, para os alunos que participam do Parque Educador e comunidade em geral.

 

“Tivemos oportunidade de conversar com o ex-professor do programa e estamos satisfeitos de poder contribuir, dando visibilidade de forma física, apoiando na materialização desse conteúdo, nas placas informativas e educativas da trilha na unidade de conservação, que iremos batizar com todo carinho como: Trilha do Ciclo da Água do Parque Ecológico do Riacho Fundo”, revelou Mariana.

 

Eduardo Silva foi professor da Secretaria de Educação do DF e trabalhou no Projeto Parque Educador, nos Parques Ecológicos Riacho Fundo e Águas Claras. Recentemente assumiu um novo cargo no Instituto Federal da Bahia. Mas continua trabalhando a ideia da trilha virtual de forma remota.

 

Fruto de uma parceria entre o Brasília Ambiental, a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), O Parque Educador é um projeto pensado para fortalecer a Educação Ambiental no Distrito Federal, ampliar o espaço educativo das escolas públicas, principalmente daquelas de ensino integral e aumentar a integração dos parques com a comunidade, sensibilizando-a quanto a sua importância e fortalecendo o sentimento de pertencimento.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543