Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/18 às 11h02 - Atualizado em 11/09/19 às 16h45

Biblioteca Brasília Ambiental

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Brasília Ambiental é institucional, especializada na área de meio ambiente e recursos hídricos no âmbito do Distrito Federal, surgida da necessidade de sistematização do acervo bibliográfico, bem como, do conhecimento desenvolvido por seus servidores. O acervo da Biblioteca é composto de livros, folhetos, cartilhas, cartazes, estudos ambientais, relatórios técnicos, material gráfico e audiovisual, dentre outros.

 

A Biblioteca Brasília Ambiental é responsável pela constituição de acervos que objetivam a identificação, organização e recuperação da produção técnico-científica, com vistas a preservar a memória ambiental no âmbito do DF e a reunir a produção intelectual do Instituto e dos órgãos que o antecederam, além de disseminar e democratizar a informação ambiental para a sociedade.

 

A Biblioteca é aberta a todos os servidores e colaboradores do Brasília Ambiental, de outros órgãos, e ao público em geral.

 

Produtos e serviços:

Acervo

A Biblioteca Brasília Ambiental disponibiliza legislações, atos administrativos, publicações institucionais, planos de manejo e estudos ambientais, além de teses, dissertações e monografias de seus servidores.

 

O acervo, especializado em meio ambiente no âmbito do Distrito Federal, divide-se de modo a atender às necessidades informacionais dos usuários e aos objetivos do Instituto, reunindo informações em seus mais variados formatos e suportes, assim organizados:

 

  1. Legislação e Atos Administrativos – reúne a legislação de interesse, além dos atos administrativos emitidos pelo Brasília Ambiental. São exemplos de Atos Administrativos do Brasília Ambiental as licenças ambientais, os atos de correspondência, os atos enunciativos, os atos normativos, os atos de ajuste, os atos comprobatórios, dentre outros;
  2. Acervo da Memória Ambiental (AMA) – reúne os materiais bibliográficos institucionais gerados a partir das diversas atividades desempenhadas pelo Brasília Ambiental e pelos seus colaboradores. São exemplos de publicações da memória ambiental os planos de manejo, plano de ocupação e uso, livros e revistas institucionais, relatórios técnicos, relatórios de atividades, relatórios de gestão, manuais, cartilhas, folhetos, cartazes, mapas, fotos, áudios, vídeos, trabalhos de conclusão de curso ou apresentados em eventos desde que ligados ao exercício profissional, dentre outros;
  3. Acervo de Estudos Ambientais (AEA) – reúne todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, no âmbito do Distrito Federal. São exemplos de Estudos Ambientais os estudos de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, relatório de impacto de vizinhança, plano de recuperação de área degradada, plano de controle ambiental, relatório de controle ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, análise preliminar de risco, dentre outros;
  4. Acervo Geral (AGE) – reúne os materiais bibliográficos de circulação comercial ou advindos de outras instituições, que guardem correlação com a área de meio ambiente ou que contribuam para a atividade profissional. São exemplos de publicações gerais os livros e revistas de circulação comercial e obras institucionais de outras instituições.

 

Consulta ao acervo: Ao público externo ao Brasília Ambiental, não é permitido o empréstimo domiciliar ou a cópia das obras impressas, porém a consulta ao acervo impresso é permitida nas dependências da Biblioteca. A Biblioteca também disponibiliza a toda sociedade consulta a conteúdo digital completo, por meio de sua Biblioteca Digital (BDI).

 

Espaços de estudo: A Biblioteca Brasília Ambiental dispõe de duas mesas com quatro cadeiras cada e uma sala de estudos em grupo com capacidade para até 06 pessoas.

 

Pesquisa e levantamento bibliográfico: A pesquisa na legislação e atos normativos e o levantamento bibliográfico podem ser solicitados aos bibliotecários via BDI ou por e-mail.

 

Para envio por meio da BDI, após a pesquisa, os itens de interesse devem ser selecionados à direita de cada resultado. Em seguida, o usuário deve clicar em ‘Enviar para minha seleção’, logo acima dos resultados. Finalizando, clicar em ‘Minha seleção’, no menu superior e de lá clicar em ‘Enviar por e-mail’.

 

Quando o levantamento estiver finalizado, o usuário receberá um e-mail com informações relativas à disponibilização da pesquisa ou levantamento bibliográfico.

 

Serviço

Biblioteca Brasília Ambiental

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

Endereço: SEPN 511 – Bloco C – Edifício Bittar – CEP: 70.750-543

Para acessar a Biblioteca Digital (BDI), clique aqui.

Contato: biblioteca@ibram.df.gov.br

Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543